ProfMat 2009 - Viana do Castelo

03/09/2009 a 05/09/2009
Viana do Castelo APM

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ProfMat  2009 — E voltamos a Viana!

Pedro Homem de Mello, na sua obra poética, imortalizou a cidade com Havemos de ir a Viana e, há 20 anos atrás, os professores de Matemática, participantes no ProfMat  1989, prometiam Havemos de voltar a Viana. O regresso está marcado para os dias 3, 4 e 5 de Setembro de 2009.

 

Viana do Castelo

As presenças do rio, do monte e do mar, conferem à cidade
dotes paisagísticos de excelência que encantam os sentidos.

 

Tal como o próprio nome sugere, o ProfMat  nunca pode deixar de ser pensado com e para os professores de Matemática. Pretendemos que, desde o pré-escolar até ao ensino superior, se criem espaços de confronto, discussão de ideias, troca de saberes e experiências. Queremos um encontro direccionado para o ensino e a aprendizagem da Matemática, a pensar no desenvolvimento profissional e na formação dos professores. Neste sentido, procuraremos que o programa que estamos a preparar propicie a manifestação de ideias e experiências e que, através dos debates e discussões, permita um maior esclarecimento e apropriação das questões e problemas que nos preocupam, ao mesmo tempo que tomamos conhecimento de novas iniciativas a nível nacional e internacional.

O ProfMat 2009 incidirá sobre temas ligados à Matemática, à Educação Matemática e à Educação em geral. A abrir o encontro teremos o Professor Domingos Fernandes, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação de Lisboa, com uma retrospectiva dos últimos vinte anos da Educação Matemática em Portugal e perspectivas para o futuro. Logo depois, segue-se-lhe a Professora Nada Stheliková da Faculdade de Educação da Universidade de Praga que apresentará diferentes abordagens de ensino através de exemplos adequados aos vários níveis de escolaridade. São as duas primeiras sessões plenárias das seis que este ano propomos no encontro — uma das quais sob a forma de painel — que também contará com vários outros painéis e diversas conferências seguidas de discussão, sessões práticas e sessões de comunicações em simpósios e outras realizações habituais no ProfMat .

O novo Programa de Matemática do Ensino Básico que entrará em vigor no ano lectivo 2010-11, mas que terá decerto, no próximo ano lectivo, várias escolas e agrupamentos a implementá-lo, será tema de várias sessões e conferências com discussão, culminando, no último dia do encontro, com um painel plenário sobre a sua implementação. Aí, teremos oportunidade de (re)colocar as diversas questões e procurar os consensos e as conclusões possíveis.

O programa de formação contínua para a Matemática está há quatro anos lectivos no terreno e há indicações que vai continuar, assim como o Plano de Acção para a Matemática. É altura de promovermos reflexões partilhadas sobre o que se fez e o que se pensa vir a fazer, para o que está previsto um painel sobre o tema no quadro de várias modalidades de formação.

A Associação Atractor irá dinamizar sessões e uma conferência plenária, proferida pelo Professor Arala Chaves da Universidade do Porto, divulgando os seus projectos, especialmente aqueles que possam ter aplicabilidade na sala de aula; pretende-se que os professores sejam sensibilizados para as enormes potencialidades dos diferentes materiais disponibilizados, para que os estudantes possam deles usufruir das formas mais proveitosas. Em destaque estará a apresentação do novo DVD da Associação Atractor.

Sendo 2009 o Ano Internacional da Astronomia, e sendo a APM uma das entidades associadas às suas comemorações, o ProfMat  será, em Setembro, um momento privilegiado para, em conferências com discussão e outras sessões, se trocarem ideias e se partilharem saberes sobre este tema. Haverá ainda uma sessão plenária, com a participação dos Professores Pedro Russo, do Instituto Max Planck actual e coordenador internacional do Ano Internacional da Astronomia 2009 e João Fernandes, da Universidade de Coimbra e coordenador nacional do Ano Internacional da Astronomia 2009 onde, decerto, serão evidenciadas as fortes conexões entre a Astronomia e a Matemática.

A encerrar o encontro, daremos a palavra ao Professor António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa, com vasto trabalho de investigação no âmbito das Ciências da Educação, e em particular sobre o professor, para nos abrir novas perspectivas e deixar novos tópicos inspiradores para a nossa acção individual e colectiva.

O ProfMat  é um encontro que, de ano para ano, se caracteriza por uma participação activa. Convidamos todos os participantes a colaborar na execução do programa proposto, disponibilizando-se a dinamizar sessões práticas, apresentação de posters, sessões especiais, exposições e comunicações (que serão organizadas em simpósios segundo as temáticas afins e seguidas de um espaço para discussão).

Como vem sendo tradição, apesar de a nossa principal preocupação incidir no programa científico, não nos esquecemos que o ProfMat  também se faz dos (re)encontros e convívios que ocorrem e se relembram de ano para ano. E, por isso mesmo, estamos também a preparar cuidadosamente a componente cultural e social. Daremos especial atenção aos espaços de almoço e de fim de tarde, como momentos de confraternização, para que nestes ambientes de convívio e informalidade possamos continuar a construir aquela identidade tão forte e tão própria que a comunidade dos professores de Matemática persiste em reafirmar. Esperamos por si em Viana, no ProfMat 2009.

A comissão organizadora

 

 

Agradecimentos

 

A comissão organizadora e a APM agradecem a colaboração das seguintes entidades locais, sem o apoio das quais não seria possível levar a cabo esta organização:

 

 

 

 

Programa do ProfMat

Conheça o conjunto de atividades que a comissão organizadora do ProfMat 2010 está a preparar para o encontro. Este sítio irá sendo atualizado com as novidades.

  • Conferências Plenárias *
  • Painéis *
  • Conferências com discussão *
  • Sessões Práticas *
  • Simpósios de comunicações *
  • Sessões Especiais *
  • Exposições *
  • Informações Gerais *

 

* Conteúdos brevemente disponíveis.

 

 

 

Esquema Geral - ProfMat

 

Imprimir Esquema Geral do Programa

 

Programa

 

 

 

Comissão Organizadora

 

A Comissão Organizadora:

José Portela* (coordenador), Ana Barbosa, Ana Brito Jorge, António Amaral, António Fão, António Novo, Cristina Cruchinho*, Cristina Garcia, Dina Alvarenga, Elisabete Cunha, Fernanda Portela, Flávia Freire, Henrique Manuel Guimarães*, Isabel Vale*, João Ferreira, José Santos dos Santos, Lina Fonseca*, Luís Cavalheiro, Paulo Correia, Rita Sousa, Sandra Silva e Teresa Pimentel*

* comissão do programa

 

 

 

 

Contatos
 

profmat2009@apm.pt

ProfMat 2009 - Associação de Professores de Matemática
Rua Dr. João Couto, n.º 27-A
1500-236 Lisboa
Tel.: +351 21 716 36 90 / 21 711 03 77
Fax: +351 21 716 64 24

 

Prazos e Preços


O preço de inscrição no ProfMat 2009 inclui as actas do encontro e a participação nos programas científico, cultural e social.
 
Preços ProfMat 2009 Até 15 de Junho (€) Até 30 de Junho (€) Após 3 de Setembro (€) (2)
Sócio 80 100 200
Sócio - Estudante (1) 40 50 100
Não Sócio 130 160 300
Não Sócio - Estudante (1) 80 100 200
Acompanhante 40 60 100

(1) Consideram-se estudantes aqueles que estão a frequentar licenciaturas ou mestrados profissionalizantes (deve ser enviado comprovativo da sua situação para a APM). Excluem-se dessa situação os doutorandos e os mestrandos (mestrados académicos).

​(2) A organização informa que não garante pastas e atas aos participantes que se inscrevam depois de 31 de Julho.

 

Para esclarecimento de quaisquer dúvidas poderá contactar a Comissão Organizadora através dos contactos disponibilizados.

 

Forma de Pagamento

Transferência bancária
Para a nossa conta nº 0 3250 0664 9930, NIB 0035 0325 00006649930 10. No caso de optar por esta forma de pagamento, envie o comprovativo por email para o endereço encomenda@apm.pt, com o nº da encomenda a que diz respeito, sob pena de o pagamento não ser considerado.

Multibanco
Pague em qualquer caixa da rede Multibanco. No final da inscrição, a APM envia-lhe um email com os elementos necessários para que efectue o pagamento da sua encomenda em qualquer das caixas da rede Multibanco utilizando a opção Pagamento de Compras.

 

Concurso do ProfMat

CONCURSO “Quantos participantes ?”

Qual vai ser a média dos números propostos por todos os concorrentes a este concurso?

Regras:

  • Cada participante escolhe um número entre 001 e 999 e escreve-o no local indicado do formulário de inscrição.
  • Ganha quem acertar na resposta à pergunta “Quantas pessoas vão participar neste concurso?”.
  • Se ninguém acertar, ganha quem der a melhor aproximação.

Havendo mais que uma pessoa nas condições anteriores, ganha quem der a melhor resposta à questão adicional de desempate: "Qual é a média das respostas à questão anterior?"

Prémio: a indicar durante o ProfMat.

José Paulo Viana

 

Lista de inscritos


Lista dos participantes inscritos (actualizada em 2 de Setembro de 2009, inclui apenas aqueles cuja inscrição está validada).

As inscrições só são validadas após a recepção do pagamento e da confirmação dos dados.

 

 

 

Inscrição

 

 

 

Se pretender algum esclarecimento adicional não hesite em contactar a comissão organizadora - profmat2009@apm.pt


 

 

Alojamento

 

A reserva deve ser feita directamente para as unidades hoteleiras, com a maior brevidade possível, identificando-se como participante do ProfMat2009.

 

Alimentação

Nos três dias do ProfMat, os participantes  poderão almoçar na cantina da Escola Superior de Educação por 6 €. As senhas de almoço na cantina poderão ser compradas no acto de inscrição.

Nas instalações da Escola Superior de Educação funcionará também, durante o ProfMat, um serviço de refeições rápidas. Também o Bar da Escola funcionará normalmente, como alternativa. Viana do Castelo tem bons locais para almoçar ou jantar que daremos a conhecer na altura própria. Como decidimos que a hora do almoço é um momento importante de confraternização, o Programa contempla 1h 30min para esse efeito.

 

 

Cursos

Os cursos realizam-se nos dias 1 e 2 de Setembro das 9h30 às 17h00 e decorrem na Escola Básica 2, 3 de Frei Bartolomeu dos Mártires.

Curso 2 - Pavilhão Amarelo - Sala 1

Curso 3 Turma 1 - Pavilhão Amarelo - Sala 5

Curso 3 Turma 2 - Pavilhão Amarelo - Sala 6

Curso 7 - Pavilhão Amarelo - Sala 7

Curso 8 - Pavilhão Amarelo - Sala 2

Curso 9 - Pavilhão Azul - Sala 7

Curso 10 - Pavilhão Amarelo - Sala 9

 

Nos dois dias que antecedem o ProfMat (1 e 2 de Setembro) poderá aprofundar um tema do seu interesse.

A participação num Curso e no Seminário de Investigação em Educação Matemática é incompatível pela coincidência de calendário.

Este ano os cursos propostos são os seguintes:

Nome do Curso  Dinamizadores   Nível de Ensino

1

Explorando Isometrias (cancelado) Berta Alves

1º e 2º ciclos

2

Construção de aprendizagens significativas em Matemática no ensino básico Ana Cristina Louro

2º e 3º ciclos

3

Como usar o GeoGebra para ensinar e aprender matemática
(inscrições encerradas)
António Ribeiro, Jorge Geraldes e
José Santos dos Santos

2º e 3º ciclos e
secundário

4

Ambiente Virtual de Aprendizagem de Matemática,
suportado pelo Geogebra e Ferramentas da Web 2.0
(cancelado)
Paulo Moreira, Ruben Pinto e
Valter Nunes

2º e 3º ciclos e
secundário

5

Olhar o céu e medir na terra (cancelado) Margarida Oliveira e Suzana Nápoles

3º ciclo e secundário

6

Ti-nSpire: um laboratório de matemática! (da geometria dinâmica
às Funções usando modelos de regressão estatísticos)
(cancelado)
Joaquim Pinto e Raul Aparício

3º ciclo e secundário

7

Nspire-portfólio: o desafio da construção de tarefas e investigações com recurso
exclusivo ao ambiente de aprendizagem TI-Nspire (curso de aprofundamento)

Eduardo Cunha

3º ciclo e secundário

8

Ensinar Matemática utilizando a Ti-nspire (curso de iniciação) (inscrições encerradas) João Almiro e João Cavaleiro

Secundário

9

Investigações Matemáticas com a TI-Nspire (inscrições encerradas) José Paulo Viana

Secundário

10

Introdução ao LaTeX – edição de textos matemáticos Cláudia Maria Diegues Araújo

Geral

11

Aplicação didáctica de alguns conteúdos do Atractor (cancelado) Associação Atractor

Geral

 

Curso 01 (cancelado)

Designação: Explorando Isometrias
Dinamizadora: Berta Alves, Universidade do Minho
Nível de Ensino: 1º e 2º Ciclos

O Programa de Matemática do Ensino Básico (2007) define como propósito principal no ensino da Geometria desenvolver nos alunos o sentido espacial, realçando a importância da visualização e da compreensão de propriedades de figuras geométricas. O estudo das isometrias tem início no 1º ciclo, no qual se sugere, por exemplo, a utilização de trabalhos de arte decorativa para motivar a exploração de aspectos relacionados com a simetria. De acordo com o Programa de Matemática do Ensino Básico (2007) este trabalho deverá ser continuado e aprofundado no 2º ciclo, destacando-se que “as tarefas que envolvem as isometrias do plano devem merecer atenção especial neste ciclo, sobretudo as que dizem respeito a reflexões e rotações, pois permitem a aprendizagem de conceitos geométricos de forma dinâmica e o aprofundamento da sua compreensão” (p. 36).
Propõe-se para este curso a análise de conceitos essenciais associados ao tópico das isometrias, assim como a exploração de materiais e tarefas contextualizadas com as recentes orientações curriculares definidas no Novo Programa. Será dada uma ênfase especial à exploração de tarefas que envolvam elementos de arte decorativa, tais como azulejos, tapetes, bordados, como forma de analisar as propriedades de simetria presentes em frisos e rosáceas. Pretende-se também explorar diversas opções de utilização de materiais manipuláveis, estruturados e não estruturados, que possam contribuir para uma compreensão mais sólida dos conceitos envolvidos nesta temática.


Curso 02

Lista inscritos Curso 2

Designação: Construção de aprendizagens significativas em Matemática no ensino básico
Dinamizadora: Ana Cristina Louro, Escola Secundária c/3º CEB de Santa Maria da Feira
Nível de Ensino: 2º e 3º Ciclos

Pretende-se trabalhar com os formandos a metodologia de construção de tarefas de aprendizagens significativas, dirigido para a aquisição de competências matemáticas no Ensino Básico.
As propostas incidem no 2º e 3º ciclos, sem esquecer a preparação que vem do 1º ciclo e o que seguirá no ensino secundário.
Serão apresentados, para discussão, exemplos de actividades possíveis de integrar um projecto de aprendizagem destinado ao Ensino Básico, que trabalhe o desenvolvimento de competências através da:

  • resolução de problemas não rotineiros;
  • formulação de novos problemas;
  • realização de pequenas investigações;
  • utilização do jogo;
  • valorização de aspectos da história da Matemática;
  • realização de pequenos projectos

As actividades a apresentar trabalham os quatro grandes temas: Geometria, Estatística e Probabilidades, Álgebra e Funções, Números e Cálculo.


Curso 03 (inscrições encerradas)

Lista inscritos Curso 3 (Turma 1)  |  Lista inscritos Curso 3 (Turma 2)

Designação: Como usar o GeoGebra para ensinar e aprender matemática
Dinamizadores: António Ribeiro - Escola Secundária Gondomar; Jorge Geraldes - Escola Secundária Dr. Júlio Martins, Chaves; José Manuel Santos dos Santos - Escola Secundária Afonso Sanches, Vila do Conde
Nível de Ensino: 2º e 3º Ciclos e Secundário


Breve apresentação do software GeoGebra
Exploração do software através da realização de actividades básicas

  • As várias formas de criar e alterar objectos matemáticos
  • Exportação de figuras criadas no GeoGebra
  • A interactividade do GeoGebra: criação automática de páginas Web dinâmicas contendo construções realizadas com GeoGebra

Geometria e transformações geométricas

  • Criação de objectos geométricos e obtenção de algumas propriedades
  • Criação de padrões geométricos usando as diversas transformações

Relações e Funções

  • Criar funções a partir da inserção de expressões algébricas
  • Estudo de funções (zeros, extremos locais, derivadas, etc.)
  • Definir relações em tabelas e obter representações gráficas

Organização e tratamento de dados: Estatística e Probabilidades

  • Utilização da folha de cálculo para criar diagramas e gráficos dinâmicos.

Curso 04 (cancelado)

Designação: Ambiente Virtual de Aprendizagem de Matemática, suportado pelo Geogebra e Ferramentas da Web 2.0
Dinamizadores: Paulo Moreira; Ruben Pinto; Valter Nunes
Nível de Ensino: 2º e 3º Ciclos e Secundário

O Ensino é cada vez mais envolvente no que respeita às conexões que se podem estabelecer entre os diversos temas do programa, articulando, muitas vezes, os conteúdos dos seus diversos níveis de ensino e conjugando interpretações e abordagens para tirar um melhor partido dos artefactos adquiridos.
Actualmente, com o vasto leque de recursos tecnológicos em todas as escolas e com projectos de desenvolvimento e valorização profissional dos agentes educativos, no que diz respeito às TIC, que possam permitir a inovação na sala de aula e mesmo na forma como são articulados os conhecimento entre professores e alunos, surge a necessidade de proporcionar e promover a aquisição de novas competências pedagógicas com as TIC, por parte dos docentes.
As ferramentas que nos propomos a utilizar permitem criar maior interactividade entre professor e alunos, assim como construir e dinamizar comunidades virtuais de aprendizagem, de modo a facilitar a construção do conhecimento, por parte do utilizador final.


Curso 05 (cancelado)

Designação: Olhar o céu e medir na terra
Dinamizadoras: Margarida Oliveira, Escola Básica 2,3 Piscinas, Lisboa; Suzana Nápoles, Departamento de Matemática, FCUL
Nível de Ensino: 3º Ciclo e Secundário

Metodologia:

Introdução aos temas, com referência aos conceitos matemáticos envolvidos e à construção de modelos para os casos a estudar.
Realização de um conjunto de módulos computacionais (usando uma folha de cálculo e/ou um programa de geometria dinâmica) que ilustrem estes modelos.
 
Este curso destina-se a explorar computacionalmente aplicações da Matemática ligadas à Astronomia: medição do tempo e relógios de Sol, medição de distâncias inacessíveis, distâncias relativas, órbitas dos planetas e leis de Kepler.
 
Pré-requisitos: semelhanças, teorema de Pitágoras, trigonometria plana, derivadas.


Curso 06 (cancelado)

Designação: Ti-nSpire: um laboratório de matemática! (da geometria dinâmica às Funções usando modelos de regressão estatísticos)
Dinamizadores: Joaquim Pinto, Escola Secundária Marques de Castilho; Raul Aparício, Escola Secundária de Ermesinde
Nível de Ensino: 3º Ciclo e Secundário

As conexões entre temas/conteúdos matemáticos é, e sempre foi, um dos aspectos a considerar na aprendizagem Matemática. Neste momento a tecnologia Ti-Nspire responde a este desafio como nunca foi possível fazer com tecnologia portátil ao tamanho da mão.
A Texas Instruments criou esta inspirada tecnologia de aprendizagem que não só associa todas as principais ferramentas matemáticas, desde a folha de cálculo, aos ambientes de geometria dinâmicas, passando pelo cálculo e análise gráfica, pela análise estatística e pelo simples processamento de texto, mas acima de tudo cria uma interacção/dinâmica entre todas as ferramentas e um novo formato de documento de aprendizagem.
É erróneo comparar-se o TI-Nspire às habituais calculadoras gráficas. Podemos afirmar que o aspecto exterior/físico do TI-Nspire se assemelha a uma calculadora mas as suas potencialidades e forma de trabalho se aproximam de um computador.
Neste curso irão ser exploradas algumas destas potencialidades, quer com recurso ao software TI-Nspire quer com recurso à unidade portátil, trabalhando-se numa nova perspectiva de modelação Matemática, construindo ambientes de geometria Dinâmica e partindo dessas construções para as conexões com as funções utilizando folhas de cálculo e, consequentemente, conteúdos estatísticos, nomeadamente as regressões. O curso não terminará sem haver a possibilidade de fazer uma experiência com sensores e de utilizar o CAS (Cálculo Algébrico e Simbólico) que está disponível na unidade TI-Nspire CAS.
Este curso está preparado no sentido de responder às necessidades individuais de cada participante, e o ritmo a que vai evoluir será o ritmo que cada participante determinar. Pretende-se que cada participante ganhe confiança na utilização desta tecnologia e se inspire no modo de trabalhar com os alunos através de múltiplos exemplos que serão apresentados.
Se não possuir uma unidade portátil TI-Nspire, ser-lhe-á emprestada uma para utilizar durante o curso.


Curso 07

Lista inscritos Curso 7

Designação: Nspire-portfólio: o desafio da construção de tarefas e investigações com recurso exclusivo ao ambiente de aprendizagem TI-Nspire (curso de aprofundamento)
Dinamizador: Eduardo Cunha, Escola Secundária de Barcelos (Grupo de Trabalho T3 da APM)
Nível de Ensino: 3º Ciclo e Secundário

As conexões entre temas/conteúdos matemático é, e sempre foi, um dos aspectos a considerar na aprendizagem Matemática. No entanto várias dificuldades, como a falta de recursos tecnológicos capazes e acessíveis a todos os alunos, não têm permitido que o trabalho realizado em sala de aula contemple, a não ser esporadicamente, este aspecto.
A tecnologia TI-Nspire permite a professores e a alunos um trabalho integrado com várias ferramentas de aprendizagem Matemática. Numa sociedade cada mais digital, em particular na educação, em que a leitura e escrita passam do papel para o ecrã, o TI-Nspire poderá ser potenciado como o instrumento em que o professor enuncia a tarefa, o aluno investiga e apresenta os seus resultados, o professor produz o seu feedback …
Neste curso pretende-se trabalhar esta perspectiva de utilização do TI-Nspire, sendo para isso necessário que os participantes dominem os aspectos básicos deste ambiente de trabalho Matemática. Será indicado que, quem tenha o TI-Nspire o traga para a sessão, quer a unidade portátil quer o software instalado num pc portátil.


Curso 08 (inscrições encerradas)

Lista inscritos Curso 8

Designação: Ensinar Matemática utilizando a Ti-nspire (curso de iniciação)
Dinamizadores: João Almiro, Escola Secundária c/3º CEB de Tondela (Grupo de Trabalho T3 da APM); João Cavaleiro, Escola Secundária c/3º CEB de Tondela (Grupo de Trabalho T3 da APM)
Nível de Ensino: Secundário

É inquestionável para todos nós que o uso de meios tecnológicos no ensino da Matemática favorece a criação de contextos significativos, permitindo a simulação de situações e o estudo de novos problemas, facilitando uma abordagem experimental e intuitiva da Matemática, estimulando o espírito de investigação nos alunos e dando-lhes um lugar mais activo no processo de aprendizagem
Neste curso de iniciação à calculadora Ti-nspire pretende-se que os participantes, por um lado, façam uma aprendizagem dos comandos essenciais desta calculadora e, por outro, analisem algumas tarefas de exploração e alguns exemplos de problemas, tendo em vista a sua exploração em sala de aula, aproveitando as potencialidades desta calculadora, que permite fazer simultaneamente o estudo de gráficos de funções, o tratamento de dados na folha de cálculo e a manipulação de figuras geométricas de uma forma dinâmica.
Não será necessário o conhecimento prévio do uso destas calculadoras que serão disponibilizadas a todos os participantes.


Curso 09 (inscrições encerradas)

Lista inscritos Curso 9

Designação: Investigações Matemáticas com a TI-Nspire
Dinamizador: José Paulo Viana, Escola Secundária de Vergílio Ferreira (Grupo de Trabalho T3 da APM)
Nível de Ensino: Secundário

Tirando partido das capacidades da nova unidade portátil TI-Nspire, iremos realizar uma série de investigações matemáticas que poderão ser propostas posteriormente aos alunos do ensino secundário.
É conveniente trazeres a tua TI-Nspire, embora existam unidades disponíveis para quem a não tiver.
Nota: é conveniente que os participantes já tenham tido contacto com a TI-Nspire


Curso 10

Lista inscritos Curso 10

Designação: Introdução ao LaTeX – edição de textos matemáticos
Dinamizadora: Cláudia Maria Diegues Araújo, Escola Secundária de Vila Verde (Núcleo Regional de Braga)
Nível de Ensino: Geral

O TeX é um programa criado inicialmente para a composição de documentos com alta qualidade tipográfica. O LaTeX é um pacote de macros do TeX que permite, entre muitas coisas, a redacção de textos científicos. Permite sem dificuldade a estruturação de documentos como teses, artigos científicos, livros, etc.
Facilmente se pode guardar o resultado para os formatos mais comuns na Internet, como .html, .ps e .pdf sem necessidade de quaisquer programas comerciais. É de uso gratuito e de livre distribuição. Das imensas macros existentes para as mais diversas áreas da ciência, serão referidas algumas bastante úteis na elaboração de testes e apresentações.
Este curso destina-se a introduzir os conhecimentos mínimos necessários à elaboração de, essencialmente, testes e fichas com fórmulas, tabelas, gráficos, figuras geométricas, etc.
O curso de carácter teórico/prático decorrerá numa sala com computadores.


Curso 11 (cancelado)

Designação: Aplicação didáctica de alguns conteúdos do Atractor
Dinamizadores: Associação Atractor
Nível de Ensino: Geral

Neste curso, serão apresentados aos professores alguns conteúdos existentes ou referidos no site do Atractor (e que poderão servir como instrumento de trabalho na sala de aula). Serão seleccionados alguns exemplos de uma lista da qual fazem parte:

  • WebMathematica: possibilidade de criação de novos applets decididos pelo utilizador, que podem depois ser usados sem ligação à internet (em particular, criação de applets estereoscópicos).
  • Conteúdos sobre simetria (http://www.atractor.pt/simetria/matematica/materiais), disponíveis no site; sobre o mesmo tema, uso do Kaleidotile (traduzido para português) - programa que permite ilustrar de variadas formas as simetrias de poliedros e pavimentações.
  • DVD de simetria produzido pelo Atractor.
  • Demos (Demonstrations): unidades interactivas sobre tópicos diversos.
  • StarLogo: programa que permite criar desenhos e animações através de comandos dados a uma tartaruga (turtle) no ecrã do computador.
    Com a linguagem Logo podemos construir figuras geométricas por meio de um conjunto simples de regras que definem a chamada «Geometria da tartaruga» e o StarLogo amplia as possibilidades do Logo, permitindo trabalhar simultaneamente com muitas tartarugas (milhares!) e atribuindo-lhes propriedades e comportamentos diferenciados.
  • «Matemática sem palavras»: ver http://www.atractor.pt/mat/sem_palavras.

 

Prazos e preços da inscrição num curso

A inscrição num curso faz-se em simultâneo com a inscrição no ProfMat 2009. O preço de inscrição nos cursos inclui os materiais distribuídos nos mesmos.

  Até 15 de Junho Até 1 de Setembro
Sócio

€ 38

€ 54

Sócio - Estudante

€ 19

€ 27

Não sócio

€ 76

€ 108

Não sócio - Estudante

€ 38

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Se não quer inscrever-se no ProfMat 2009 ou já se inscreveu, e quer inscrever-se num curso, envie-nos para a sede ou para profmat2009@apm.pt um cheque ou o comprovativo de transferência bancária no valor da inscrição no curso, três cursos por ordem de preferência e os seus dados (incluindo o número de inscrição no ProfMat se for caso disso).

 

 

ProfMat 1989

 

Viana 1989, um ProfMat com alma

Há 20 anos, seguindo-se a Bragança e a Faro, onde decorreram os dois primeiros ProfMat depois da criação da APM em Portalegre em 1986, foi Viana do Castelo — a terra e as gentes de Viana — que acolheu o ProfMat. E como é que foi então?Em 1989, num ano em que pela primeira vez o mês escolhido para a realização do ProfMat passou de Setembro para Outubro — e que agora de novo volta a Setembro — o número de participantes, que de ano para ano vinha a subir, deu um ‘salto’ de quase 200 em relação ao ano anterior, chegando perto dos 550 (tinha então a APM cerca de 1600 associados). Diz-se na nota de apresentação do programa:

“Este ano, as inscrições ultrapassaram o meio milhar. Vai estar portanto a participar no encontro um grande número de professores, cobrindo vários níveis de ensino, sendo também muito elevado o número de contribuições por parte desses professores, quer através de comunicações — cerca de quarenta — quer através da dinamização de sessões práticas, cerca de vinte. É isto que faz o PROFMAT.”

 

 

 

 

Depois da aprovação da nova lei de bases do sistema educativo dois anos antes, em 1989 estávamos em plena reforma educativa e com os ‘novos’ programas de Matemática à porta — como agora, curiosamente. Nesse ano lectivo, em que iriam começar a funcionar as turmas experimentais com esses programas, o tema do currículo mereceu grande destaque no ProfMat, com uma sessão plenária que envolveu os autores desses programas e com quatro sessões de trabalho a eles dedicadas, uma para cada ciclo de escolaridade. Para além disso, em diversos tipos de sessões e de intervenções foram tratados temas muito diversificados incidindo maioritariamente sobre abordagens e metodologias de ensino — como a utilização de materiais, a resolução de problemas e o uso do computador e da calculadora na aula de Matemática — mas também sobre o ensino em temas matemáticos como a Geometria e a Estatística.

 

 

 

Na linha dos encontros anteriores, e dos que depois se lhe seguiram, o ProfMat de Viana em 1989 foi um grande encontro de professores e conteve aspectos de mudança significativos para a evolução do ProfMat. Nesse ano, alargou-se a duração do encontro a três dias e meio e introduziram-se, na sua organização e programa, várias inovações.

Surgiram os Grupos de trabalho ocorrendo em três dias consecutivos, propondo temas para discussão e a elaboração de conclusões, com a apresentação de comunicações sobre esses temas — foram assim, podemos dizer, percursores dos actuais simpósios do ProfMat, embora mais estruturados e alargados na sua duração. Esperava-se desses grupos, considerados pela organização como o “eixo principal” nos trabalhos do encontro, “um espaço privilegiado de debate, reflexão e produção” sobre os temas de cada grupo, considerando, porventura com demasiada ambição, que o trabalho desenvolvido pudesse prolongar-se ao longo do ano e mesmo ser retomado no encontro do ano seguinte.

 

 

 

Pela primeira vez num ProfMat, realizou-se a Abertura à População — “Matemática ao vivo” — uma mostra de materiais e propostas de actividades montados num espaço público fora do local do ProfMat, com o propósito de uma comunicação e interacção com a gente da cidade. Ganhou consistência a ideia de edição de um Boletim Informativo do ProfMat, que surgiu em Portalegre e em Faro, e, nesse ano, o boletim consegue publicar-se nos vários dias do encontro. Concretizou-se a proposta da Feira de Ideias e Materiais que vinha de Bragança e que terá sido, na opinião de Paulo Abrantes, “um dos pontos mais altos do ProfMat” (E&M n.º 11).

Se o número de participantes foi elevado, como se disse, foi-o também a quantidade de contribuições, grande parte delas da iniciativa dos professores, através de comunicações dentro e fora dos grupos de trabalho, em sessões práticas e em outros tipos de sessões e actividades do encontro. Era o indício de um “progresso” entre os professores de Matemática que mostravam desse modo o reconhecimento da importância do seu trabalho e do seu papel, e do intercâmbio e discussão das suas experiências. “Este progresso”, dizia Paulo Abrantes no artigo referido, “é talvez o mais importante, aquele que nos pode deixar mais optimistas quanto à expectativa de que o nosso grupo profissional assumirá cada vez mais, colectivamente, o seu papel (decisivo) na renovação educativa”.

 

 

 

 

“Os professores gostam de se encontrar, naturalmente, [e] para além disso, cada vez mais e em maior número, os professores mostram o que fazem, expõem o que pensam, debatem ideias, confrontam posições”, diz-se na Nota de abertura que apresentava as actas do ProfMat 89 que termina assim:
“O ProfMat tem sido um espaço onde de um modo sempre mais alargado, partilhado e vivido, isso tem acontecido. Os professores que lá têm ido querem e gostam disso: criou-se a alma do ProfMat. É bom que continue e que tenha consequências”.

Henrique Manuel Guimarães

 

 

Informações

 

Neste espaço serão colocadas informações relativas à organização e divulgação do ProfMat.


 

Fotos do ProfMat:
ProfMat 2009

 



Secretariado e recepção


Abertura da recepção

Para entrega de documentação, a recepção estará aberta:                

  • No dia 02/09, das 17h às 23h;
  • No dia 03/09, das 8h30 às 10h e das 12h30 às 14h.

A partir daí, qualquer informação será dada no secretariado, que funcionará na sala 1 da ESE.

 


Programa para acompanhantes

Durante os dias 3, 4 e 5, todos os acompanhantes poderão desfrutar de dois agradáveis passeios turísticos que lhes possibilitarão conhecer a cidade de Viana do Castelo e arredores. Assim, no dia 3, pelas 14:30, haverá uma visita guiada à vila mais antiga de Portugal, Ponte de Lima. No dia 4, durante todo o dia, está programada uma visita ao Palácio da Brejoeira e adegas do famoso vinho Alvarinho, incluindo uma prova de vinhos (almoço livre). No dia 5 de manhã está prevista uma visita guiada à zona histórica de Viana do Castelo.

No início do ProfMat serão dados todos os pormenores e esclarecimentos.

 


Sobre os prazos

Num encontro com a dimensão do ProfMat , é muito importante respeitar toda a calendarização. A Comissão Organizadora será rigorosa no cumprimento dos prazos.

Lembramos que não é possível fazer o pagamento da quota de sócio da APM e da inscrição do ProfMat em simultâneo. Quando se inscrever no ProfMat deverá já ter a sua quota relativa ao ano de 2009 regularizada, pelo que deve fazê-lo antecipadamente.

 


Cursos e SIEM

Chamamos a atenção para a incompatibilidade de participação nos Cursos e no Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), dado que funcionam nos mesmos dias (1 e 2). Se pretende inscrever-se no XX SIEM, consulte as informações específicas e proceda em conformidade. Se se decidir por um Curso consulte os resumos, escolha três opções e indique-as por ordem de preferência quando se inscrever no ProfMat 2009.

 


Alojamentos

Alojamentos - reserve atempadamente o seu alojamento. Consulte, aqui a lista de hotéis recomendados e contacte directamente o estabelecimento que escolher. Ao fazer a sua marcação, apresente-se como participante no ProfMat  2009, de modo a beneficiar dos descontos oferecidos por alguns dos estabelecimentos hoteleiros. Os hotéis anunciados situam-se em Viana do Castelo e arredores, num raio que não ultrapassa 25km.

 


Babysitting

Se necessitar de serviços de babysitting deve contactar a Comissão Oranizadora através do endereço profmat2009@apm.pt

 

 

Viana do Castelo

Cidade Atlântica capital de distrito mais a norte de Portugal, está localizada na foz do rio Lima em cujo estuário se situa o movimentado Porto de Mar, com cais comercial, doca pesqueira e três marinas para barcos de recreio e pesca desportiva.
 
Com 314 Km² de área, o município tem 91 mil habitantes, dos quais 40 mil residem na cidade que, sendo servida pelas auto-estradas A27 e A28, dista apenas 20 minutos da Galiza e 30 minutos do Aeroporto Internacional do Porto.
 
Integrando as Redes Portuguesa e Europeia das Cidades Saudáveis, Viana do Castelo foi, na última década, alvo de importante requalificação urbana e valorização ambiental.
 
Ao seu notável património edificado ao longo dos seus sete séculos e meio de história, o município acresce um rico e variado património natural, com destaque paras as praias atlânticas, nove delas já distinguidas com galardão de qualidade - Bandeira Azul.
 
Sendo líder da indústria de construção naval em Portugal, tem também o maior cluster nacional de fabricação de geradores de energia eólica e quatro zonas de acolhimento empresarial com outras actividades industriais.
 
No seu vigoroso movimento associativo, com mais de duzentas associações culturais, desportivas e de solidariedade, o município conta com vinte e oito grupos etnográficos e vinte e quatro escolas de música, que preservam a música, a dança, os bordados e os trajes identificativos da cultura vianesa, há tanto tempo considerados símbolos representativos do próprio país.
 
Os desportos náuticos – remo, vela, canoagem e diversas modalidades de surf – são intensamente cultivados por seis clubes instalados nas margens do estuário do Lima, cujos associados se juntam a muitas centenas de praticantes nacionais e estrangeiros que, durante todo o ano, procuram as praias vianenses.
Nos últimos anos, a educação e a qualificação profissional dos vianenses tem sido prioritária, através do apetrechamento e modernização dos equipamentos escolares e da dinamização do envolvimento da comunidade educativa na vida quotidiana do município.

Câmara Municipal de Viana do Castelo

 

 

 

Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

 

A Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, em funcionamento desde 31 de Julho de 1986, é uma unidade de ensino e investigação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, instituição de Ensino Superior Público recentemente certificada na qualidade segundo as normas ISO 9001. O seu âmbito de actuação configura na prática um espectro alargado de objectivos de formação de professores e de outros profissionais, através de uma oferta formativa diversificada de cursos de formação inicial, cursos de pós-graduação/especialização e de mestrado, projectos de formação contínua e ainda de objectivos de investigação, de prestação de serviços à comunidade e de colaboração com entidades nacionais e estrangeiras em actividades de interesse comum.

A ESEVC tem um percurso extenso e de qualidade reconhecida na área de formação de educadores de infância e de professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico, tendo iniciado em Setembro de 2007 o curso de Licenciatura em Educação Básica que veio substituir os cursos de formação inicial de professores em vigor anteriormente, em resultado do novo enquadramento legal da formação de professores. Desde 2005/06 a oferta formativa da ESEVC alargou-se a outras áreas com o curso de Desporto e Lazer (a funcionar em Melgaço) e, posteriormente, com o curso de Educação Social Gerontológica e o curso de Gestão Artística e Cultural. Recentemente acresceu à sua oferta formativa doze cursos de Mestrado aprovados pelo MCTES: Didáctica da Matemática e das Ciências; Educação Artística; Didáctica de Língua Portuguesa; Promoção e Educação para a Saúde; Aprendizagem, Desenvolvimento e Inovação Educacional; Inovação e Mudança Educacional; Supervisão Pedagógica; Ensino de Inglês e Francês; Ensino do 1º ciclo de Ensino Básico; Ensino do 1º e 2º ciclos do EB; Educação Pré-Escolar; Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do EB.

Destes, estão já em funcionamentos os dois primeiros (Didáctica da Matemática e das Ciências e Educação Artística), sendo previsto que em Setembro de 2009 estejam também a funcionar pelo menos mais três mestrados (Supervisão Pedagógica, Promoção e Educação para a Saúde, e Inovação e Mudança Educacional).

Ao longo dos seus mais de vinte anos de história a ESEVC tem tido um papel preponderante de intervenção educativa no distrito de Viana do Castelo e tem dado particular atenção à preparação dos seus estudantes no sentido de serem cidadãos solidários e profissionais capazes de desempenharem a sua função em qualquer lugar do mundo. Para cumprir esta sua missão conta com um corpo docente altamente qualificado em termos académicos e profissionais e funcionários competentes, e tem investido em parcerias nacionais e internacionais, estabelecendo protocolos de cooperação com instituições de diversos países, em particular da União Europeia e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Dentro do espaço dos países lusófonos, as relações entre a ESEVC e Angola, Guiné-Bissau, Cabo-Verde e Timor têm sido promovidas através da acção do seu Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) que tem como objectivos desenvolver projectos de mobilidade no âmbito das licenciaturas da ESE, promover o voluntariado local e internacional no apoio a projectos de desenvolvimento, apoiar a formação de recursos humanos e a criação de centros de recursos educativos nos PALOP e produzir materiais no âmbito da educação,  cooperação e desenvolvimento.

De acordo com a sua missão tem também desenvolvido parcerias com entidades que trabalham questões ligadas com a educação, como é o caso da Associação do Professores de Matemática, tendo todo o prazer em apoiar e acolher iniciativas de divulgação e discussão de aspectos científicos e pedagógicos no âmbito da Educação, em particular da Educação Matemática, que visam melhorar as práticas e consequentemente melhorar as aprendizagens dos alunos, como é o caso do PROFMAT 2009.

É com muito gosto que vinte anos depois vos recebemos de novo.

O Conselho Directivo da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

 

 

Editado/publicado: 11/03/2021