ProfMat 2008 - Elvas

02/09/2008 a 04/09/2008
Elvas APM

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ProfMat 2008 — A abrir o ano lectivo

Depois de Portalegre, onde em 1986 foi criada a APM, e de Évora, onde em 1995 e 2005 celebrou 10 e também 20 anos de encontros, o ProfMat regressa este ano ao Alentejo. Desta vez, será Elvas a acolher o 24º ProfMat nos dias 2, 3 e 4 de Setembro.
O nosso encontro anual regressa também às altas temperaturas do final de Verão, porque se realiza na primeira semana de Setembro para não coincidir com actividades lectivas que pouco depois se iniciarão nas escolas. Saibamos tirar partido deste facto. O ProfMat vai abrir o próximo ano lectivo e queremos que essa ‘abertura’ seja marcada pela qualidade do trabalho e sentido profissional dos professores de Matemática que nele participarem. 

Ao longo dos 23 anos de vida da APM, os professores de Matemática têm desenvolvido, nas escolas ou organizados nos grupos de trabalho e núcleos regionais da Associação, inúmeras actividades, muitas delas no seio de projectos de intervenção, formação ou investigação. A experiência de trabalho e de organização que ao longo dos anos acumulámos permite pensar num ProfMat que reforce as suas características de um encontro feito por professores, para professores, integrando iniciativas individuais e de grupo, incentivando e tirando partido do trabalho colaborativo de uma comunidade que sempre tem mostrado grande vitalidade.  

A abrir o ano lectivo, queremos um encontro, como sempre foi, a pensar num ensino da Matemática melhor e em melhores aprendizagens dos alunos. Um encontro, como sempre foi, a pensar no professor, no seu desenvolvimento, no reforço e melhoria da sua formação. Um encontro, portanto, como sempre foi, onde se pensa a Escola como lugar onde os alunos aprendem e os professores se formam e desenvolvem, hoje, como sabemos, no quadro de um exercício profissional cada vez mais complexo e exigente.
Queremos por isso, mais ainda, um encontro onde os professores de Matemática apresentem, confrontem e discutam ideias, saberes e experiências, tirando partido da sua heterogeneidade e dos seus diferentes percursos nos diversos graus de ensino, desde o Jardim de Infância ao Ensino Superior. 

Por outro lado, a realização do ProfMat numa cidade fronteiriça é uma boa oportunidade para reforçar os laços com os professores e associações de Espanha, aproveitando as condições privilegiadas de proximidade e beneficiando dos contactos já estabelecidos pelo Grupo de Trabalho de Investigação da APM, na preparação do Seminário de Investigação (SIEM) que se vai realizar em Badajoz logo depois do ProfMat.  

O ProfMat este ano vai realizar-se num momento crítico e difícil que se vive na Educação, nas escolas e entre os professores. E, para além disso, vai decorrer numa data que não tem sido habitual. Vai, como dissemos, abrir o ano lectivo. Queremos, por isso, desta vez mais ainda, que seja um encontro onde os professores se mostrem com o que fazem e com o que querem — com os alunos e para os alunos, com os professores e para os professores, na Escola e para a Escola. Procuraremos que o programa que estamos a preparar seja mais uma ocasião e motivação para a manifestação de ideias, saberes e vontades e que com o seu cruzar, confronto e discussão seja um contributo para uma maior compreensão das questões e problemas que nos preocupam, um contributo para que os pensemos melhor e possamos fazer melhor o que fazemos.  

O ProfMat de Elvas terá quatro conferências plenárias que, no seu conjunto, tratarão temas da Educação Matemática, da Matemática e da Educação. Para além destas conferências, como é habitual, o encontro vai propor um conjunto extenso de sessões de natureza e conteúdo muito variado, centrado, naturalmente, em questões do ensino e aprendizagem da nossa disciplina e relativas ao professor de Matemática, mas tratando igualmente questões educativas de outra natureza e temas específicos da Matemática. A estrutura e composição do programa privilegia a divulgação e confronto de ideias e experiências propondo, ao longo do encontro e em contextos variados, muitos espaços visando incentivar a sua discussão e criar condições para tal. 

Assim, com este propósito, vão constar no programa vários painéis sobre assuntos que preocupam os professores de Matemática — em particular no que diz respeito à avaliação das aprendizagens, formação contínua, manuais escolares, mudança curricular e formação de adultos — tentando, sobre estas áreas, conhecer também práticas do sistema educativo espanhol e confrontá-las com a situação portuguesa. Será igualmente proposto um leque alargado e diversificado de conferências com discussão, incidindo sobre alguns dos temas mencionados e outras problemáticas da Educação Matemática, mas também tratando diferentes temas da Matemática, nomeadamente sobre novas aplicações desta ciência. Como sempre acontece no ProfMat, a organização espera uma grande oferta de sessões práticas e de comunicações que serão organizadas em simpósios agrupando comunicações sobre temáticas afins seguidas de um espaço para discussão. 

No momento presente e face à actualidade e relevância do novo programa de Matemática para o Ensino Básico, este será um dos grandes temas do encontro e sobre ele serão programadas sessões de diferente natureza. Tendo em conta a data prevista para a sua implementação (2009), queremos que o ProfMat, como espaço privilegiado de interacção, constitua uma oportunidade para mútuo esclarecimento, reflexão e formação sobre o novo programa. 

Mas se o ProfMat é um momento importante de formação entre pares, também é um momento de festa, festa de encontros e reencontros que se constroem e alargam há mais de 20 anos  em espaços de convívio e informalidade, com que se constrói e (re)constrói uma identidade forte entre a comunidade de professores de Matemática. O ProfMat 2008 terá uma componente cultural e social como tem sido hábito nos anos anteriores  e procuraremos as melhores condições para que ao longo dos três dias os espaços de almoço e de fim de tarde sejam também momentos de confraternização entre os participantes do ProfMat. Tentaremos tirar partido da estação do ano e do local em que se realiza o ProfMat  e usufrir com alegria um início de Setembro na cidade fronteiriça de Elvas, no distrito mais ao Norte do Alentejo, onde o tempo é tempo!

 


 

O logotipo do ProfMat 2008:

O Logotipo do ProfMat 2008 foi criado por Filipe Alves, antigo aluno de um dos membros desta comissão organizadora, facto que nos agradou bastante, ainda mais pela disponibilidade que manifestou e pelo curto espaço de tempo que teve para o apresentar. O Filipe, quando idealizou o Logotipo, pensou “no Universo, no Homem e na Matemática que, interagindo entre si, influenciam o futuro da Humanidade”. Para lhe dar um toque elvense ilustrou-o, também, com um dos muitos monumentos existentes na nossa cidade – o Aqueduto da Amoreira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa do ProfMat

Conheça o conjunto de atividades que a comissão organizadora do ProfMat 2008 está a preparar para o encontro. Este sítio irá sendo atualizado com as novidades.

  • Conferências Plenárias *
  • Painéis *
  • Conferências com discussão *
  • Sessões Práticas *
  • Simpósios de comunicações *
  • Sessões Especiais *
  • Exposições *
  • Informações gerais *

 

* Conteúdos brevemente disponíveis.

 

 

 

Esquema Geral - ProfMat

 

Imprimir Esquema Geral do Programa

 

Programa

 

 

 

Comissão Organizadora

 

A Comissão Organizadora:

Albano Silva
Alexandra Terrinca
Carla Ferreira
Fernando Pires
Henrique Manuel Guimarães (consultor para o programa)
Inês Palos
Maria José Poejo
Maria Manuel Caeiro Marques
Nuno Inácio
Paulo Correia
Rita Bastos

 

Contatos
 

profmat2008@apm.pt

ProfMat 2008 - Associação de Professores de Matemática
Rua Dr. João Couto, n.º 27-A
1500-236 Lisboa
Tel.: +351 21 716 36 90 / 21 711 03 77
Fax: +351 21 716 64 24

 

Prazos e Preços


O preço de inscrição no ProfMat 2008 inclui as actas do encontro e a participação nos programas científico, cultural e social.
 
Preços ProfMat 2008 Até 15 de Maio (€) Até 31 de Maio (€) Após 2 de Setembro (€) (2)
Sócio 80 100 200
Sócio - Estudante (1) 40 50 100
Não Sócio 130 160 300
Não Sócio - Estudante (1) 80 100 200
Acompanhante 40 60 100

PROLONGAMENTO DO PRAZO: O segundo prazo de inscrição foi prolongado até dia 29 de Junho.

 

(1) Consideram-se estudantes aqueles que estão a frequentar licenciaturas ou mestrados profissionalizantes (deve ser enviado comprovativo da sua situação para a APM). Excluem-se dessa situação os doutorandos e os mestrandos (mestrados académicos).

​(2) A organização informa que não garante pastas e atas aos participantes que se inscrevam depois de 31 de Julho.

Para esclarecimento de quaisquer dúvidas poderá contactar a Comissão Organizadora através dos contactos disponibilizados.

 

Forma de Pagamento

Transferência bancária
Para a nossa conta nº 0 3250 0664 9930, NIB 0035 0325 00006649930 10. No caso de optar por esta forma de pagamento, envie o comprovativo por email para o endereço encomenda@apm.pt, com o nº da encomenda a que diz respeito, sob pena de o pagamento não ser considerado.

Multibanco
Pague em qualquer caixa da rede Multibanco. No final da inscrição, a APM envia-lhe um email com os elementos necessários para que efectue o pagamento da sua encomenda em qualquer das caixas da rede Multibanco utilizando a opção Pagamento de Compras.

 

Concurso do ProfMat

CONCURSO “Na vizinhança de 2008”

Ganha quem escrever o número mais próximo de 2008 e que mais ninguém tenha escrito.

Regras:

  • Cada participante escolhe um número entre 0001 e 3999 e escreve-o no local indicado do boletim de inscrição.
  • São eliminados todos os números escolhidos por mais de um concorrente.
  • Ganha quem tiver escrito o número que mais se aproxime de 2008.
  • Em caso de empate (um número abaixo de 2008 e outro acima), vence o maior número.

Prémio: a indicar durante o ProfMat.

 

 

Lista de inscritos


Lista dos participantes inscritos (actualizada em 31 de Agosto de 2008, inclui apenas aqueles cuja inscrição está validada).

As inscrições só são validadas após a recepção do pagamento e da confirmação dos dados.

 

 

 

Inscrição

 

 

 

Se pretender algum esclarecimento adicional não hesite em contactar a comissão organizadora - profmat2008@apm.pt


 

 

Alojamento

 

Hotéis em Elvas e Badajoz (recomendados)

A Organização do ProfMat contactou todos os hotéis, tendo alguns deles oferecido promoções. Assim, a reserva deve ser feita directamente para as unidades hoteleiras, com a maior brevidade possível, identificando-se como participante do ProfMat2008. Caso opte por reservas online, os preços praticados incluem a taxa das diferentes operadoras, sendo por isso superiores aos constantes da lista seguinte.

 

Alimentação

Nos três dias do ProfMat poderá almoçar na cantina do Instituto Politécnico em Elvas por 6 Euros. A cantina está a 5 minutos a pé da Escola Superior Agrária. Caso esteja interessado,compre os seus almoços no acto de inscrição.

Nas instalações da Escola Superior Agrária estamos a pensar, durante o ProfMat, montar um serviço de refeições rápidas à base de sopa, sandes, tartes e fruta. Talvez uma alternativa para os que não trocam uma boa conversa por um almoço completo com caminhada incluída.

Também o Bar da Escola funcionará normalmente com boas alternativas para petiscar.

Elvas tem belíssimos restaurantes que vos daremos a conhecer a seu tempo e que poderão utilizar para almoçar ou jantar.

Ah, podemos informar desde já que estamos a planear contemplar 1,5 hora no programa para almoçar. É mais uma forma de estarmos juntos ao longo dos 3 dias.
Durante os dois dias dos cursos que se realizarão na Escola Secundária D. Sancho II não haverá almoços servidos na cantina, quer devido à distância entre os dois locais quer pela existência de grande oferta de locais para refeições rápidas perto da Escola.

 

 

Cursos

Nos dois dias que seguem ao ProfMat (5 e 6 de Setembro) poderá aprofundar um tema do seu interesse.

Este ano os cursos propostos são os seguintes:

Nome do Curso  Dinamizadores   Nível de Ensino

1

Que se faz no 1º e 2º anos sem os algoritmos?     CANCELADO Helena Amaral

1º Ciclo

2

Tarefas combinadas e por combinar Judith Pereira e Margarida Abreu 

2º Ciclo

3

Visualização e Isometrias                                     CANCELADO Ana Martins e Sónia Figueirinhas 

1º, 2º e 3º Ciclos

4

Aprender Matemática com o Excel                        SEM VAGAS  Margarida Oliveira e Suzana Nápoles

2º, 3º Ciclos e Secundário

5

Nspire-portfólio: um novo conceito de aprendizagem regulada  Eduardo Cunha

2º, 3º Ciclos e Secundário

6

1000 itens na sala de aula                                  Cristina Roque, Helena Sofia Lopes e Sandra Bergano

3º Ciclo

7

Curvas com história Carlos Correia de Sá

3º Ciclo e Secundário

8

Investigações Matemáticas                                  SEM VAGAS José Paulo Viana 

3º Ciclo e Secundário

9

Origami, pensar com papel                                                                         Anabela Gaio, Idália Pesquita, e Ilda Rafael

Geral

10

Geometer´s Sketchpad, uma introdução                CANCELADO João Costa, Paulo Moreira, Ruben Pinto e Valter Nunes

Geral

11

Viagem ao mundo dos grafos  Rui Feiteira e Carlos Ribeiro 

Geral

12

Números complexos e geometria                          CANCELADO Eduardo Veloso

Geral

13 Utilização do Quadro Interactivo Magicboard na Educação Matemática      SEM VAGAS José Miguel Sousa e Jorge Cabral Geral

Geral

14

Ti-nSpire: um laboratório de matemática! (da geometria dinâmica às Funções usando modelos de regressão estatísticos) Joaquim Pinto e Raul Aparício

3º Ciclo e Secundário

 

O curso nº 14 foi proposto após a divulgação dos cursos no APMinformação, por essa razão apenas se encontra divulgado online.

Consulte os resumos destes cursos mais abaixo, nesta página, ou descarregue aqui um ficheiro pdf para imprimir.

A participação num Curso e a no Seminário de Investigação em Educação Matemática é incompatível pela coincidência de calendário


Curso 01

CANCELADO

Designação: Que se faz no 1º e 2º anos sem os algoritmos?
Dinamizadora: Helena Maria Amaral – EB1 Parque Silva Porto
Nível de Ensino: 1º Ciclo

O nome do curso refere uma questão colocada por muitos professores em presença do novo programa de Matemática já homologado. Pretende-se discutir e trabalhar propostas de trabalho que permitam a gestão das aprendizagens dos alunos nestes dois primeiros anos de escolaridade, enquadradas na proposta curricular expressa no novo programa. A tónica incidirá nas tarefas possíveis e necessárias para desenvolver o sentido de número e a iniciação às operações, bem como nas experiências matemáticas a proporcionar aos alunos.


Curso 02

LISTA DE INSCRITOS

Designação: Tarefas combinadas e por combinar
Dinamizadoras: Judith Pereira – Escola Básica 2/3 Pedro de Santarém e Grupo de Trabalho do 2º Ciclo; Margarida Abreu – Escola Básica 2/3 de Tondela e Grupo de Trabalho do 2º Ciclo
Nível de Ensino: 2º Ciclo

Na primeira parte do curso serão apresentadas algumas tarefas matemáticas, enquadradas no reajustamento do programa do ensino básico, para que se possa reflectir sobre a sua adequação, pertinência e exequibilidade. Serão ainda trabalhadas diferentes explorações das mesmas, e aspectos relacionados com a sua avaliação.
Numa segunda parte, serão distribuídos materiais de natureza diferenciada para que os formandos construam tarefas, actividades ou projectos, que relacionem a matemática com outras áreas do saber.
Nota: Os professores devem levar consigo o Novo Programa do Ensino Básico


Curso 03

CANCELADO

Designação: Visualização e Isometrias
Dinamizadoras: Ana Martins – EB 2, 3 Roque Gameiro; Sónia Figueirinhas – EB 2, 3 Roque Gameiro
Nível de Ensino: 1º, 2º e 3º ciclos

Neste curso vamos explorar as transformações geométricas, enfatizadas no novo programa de Matemática do ensino básico, em especial as isometrias, assim como o conceito de simetria. Através de dobragens e cortes em papel, bem como do trabalho com recurso ao programa The Geometer’s Sketchpad (GSP), abordaremos também as rosáceas e os frisos. A visualização, o estabelecimento de conjecturas, a experimentação e a demonstração terão, com certeza, um lugar de honra.
Qual a importância da visualização? E das transformações geométricas? Como pegar e repegar num mesmo assunto ao longo dos anos e ciclos de escolaridade? Como explorar uma mesma tarefa (ainda que necessariamente diferente sempre que se estuda, aprofunda, generaliza, …) com alunos de diferentes idades? Que potencialidades há no uso de um programa de geometria dinâmica na apresentação de uma situação, no estabelecimento de relações, na elaboração de conjecturas e na resolução de problemas?
Estes temas têm sido discutidos por nós, em várias ocasiões, nomeadamente, numa sessão prática do ProfMat do ano passado e em fins de tarde da APM.
Os participantes neste curso com conhecimentos de GSP devem trazer um suporte para guardar o trabalho desenvolvido, caso o desejem.


Curso 04

LISTA DE INSCRITOS

Designação:Aprender Matemática com o Excel
Dinamizadoras: Margarida Oliveira – Escola E.B. 2,3 Piscinas, Lisboa; Suzana Nápoles – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Nível de Ensino: 2º e 3º ciclos e Secundário

Com a crescente divulgação das tecnologias de informação e comunicação temos a possibilidade de renovar as metodologias de ensino da Matemática com base em aplicações computacionais dinâmicas, com forte componente gráfica, a desenvolver conjuntamente por alunos e professores.
Neste curso mostra-se como é possível desenvolver aplicações computacionais de grande interesse para a aprendizagem dos principais conceitos de Matemática, recorrendo apenas a algumas funções básicas de uma folha de cálculo como o EXCEL. Conseguem-se resultados surpreendentes em termos de animações gráficas (de grande valor pedagógico) apenas com alguns conceitos básicos de programação em Visual Basic (VBA – Visual Basic for Aplications).
Serão apresentados com todo o pormenor, os “truques” computacionais necessários para desenvolver pequenas “animações” que irão facilitar a aprendizagem de conceitos como os de função derivada, de circulo trigonométrico, interpretação gráfica da resolução de sistemas de equações lineares e outros.


Curso 05

LISTA DE INSCRITOS

Designação: Nspire-portfólio: um novo conceito de aprendizagem regulada
Dinamizador: Eduardo Cunha – Escola Secundária de Barcelos e Grupo de Trabalho T3
Nível de Ensino: 2º e 3º ciclos e Secundário

As conexões entre temas/conteúdos matemático é, e sempre foi, um dos aspectos a considerar na aprendizagem Matemática. No entanto várias dificuldades, como a falta de recursos tecnológicos capazes e acessíveis a todos os alunos, não têm permitido que o trabalho realizado em sala de aula contemple, a não ser esporadicamente, este aspecto.
A Texas Instruments, através da sua tecnologia portátil ao tamanho da mão, criou uma inspirada tecnologia de aprendizagem que não só associa todas as principais ferramentas matemáticas, desde a folha de cálculo, aos ambientes de geometria dinâmicas, passando pelo cálculo e análise gráfica, pela análise estatística e pelo simples processamento de texto, mas acima de tudo cria uma interacção/dinâmica entre todas as ferramentas e um novo formato de documento de aprendizagem.
É erróneo comparar-se o TI-Nspire às habituais calculadoras gráficas, podemos afirmar que o aspecto exterior/físico do TI-Nspire se assemelha a uma calculadora mas as suas potencialidades e forma de trabalho se aproximam de um computador.
Neste curso irão ser exploradas algumas destas potencialidades, quer com recurso ao software TI-Nspire quer com recurso à unidade portátil, trabalhando-se numa nova perspectiva de construção de Nspire-portfólio.


Curso 06

LISTA DE INSCRITOS

Designação: 1000 itens na sala de aula
Dinamizadoras: Cristina Roque – Esc. Sec. c/3º ciclo Ferreira Dias, Cacém, Sintra; Helena Sofia Lopes – Esc. Sec. c/3º ciclo Ferreira Dias, Cacém, Sintra; Sandra Bergano – EB 2,3 de Vialonga, Vila Franca de Xira
Nível de Ensino: 3º Ciclo

No âmbito do Projecto 1000 itens construíram- se um conjunto de tarefas que na sua maioria foram desenvolvidas a partir da realidade. Iremos trabalhar dessas algumas tarefas, analisá-las à luz do novo programa, discutir a sua utilização em sala de aula e algumas resoluções dos alunos e … e quem sabe, construir o milésimo primeiro item.


Curso 07

LISTA DE INSCRITOS

Designação: Curvas com história
Dinamizador: Carlos Correia de Sá – Departamento de Matemática Pura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Nível de Ensino: 3º Ciclo e Secundário

Este curso surge da extensão do material apresentado e das actividades realizadas numa sessão prática do ProfMat de Angra do Heroísmo Estudar‑se‑ão, pelo menos, cinco curvas historicamente importantes (a quadratriz de Hípias e Dinóstrato, a espiral de Arquimedes, a concóide de Nicomedes, a cissóide de Diocles e a ciclóide de Roberval) e a resolução de vários problemas geométricos (históricos ou não) por seu intermédio. O curso será apoiado pela leitura de textos históricos com conteúdo matemático. s participantes deverão trazer consigo para o curso uma régua e um compasso.


Curso 08

LISTA DE INSCRITOS

Designação: Investigações Matemáticas
Dinamizador: José Paulo Viana – Esc. Sec. de Vergílio Ferreira, Lisboa e Grupo de Trabalho T3
Nível de Ensino: 3º Ciclo e Secundário

Vamos passar dois dias a fazer pequenas investigações matemáticas. Partiremos de problemas ou de situações reais e usaremos os conceitos e conhecimentos matemáticos, o nosso raciocínio e a calculadora gráfica em proporções variáveis. Nalguns casos, o objectivo é ir mais longe que o habitual mas tentando sempre fazer a ponte para uma posterior utilização nas nossas aulas.
A maioria das propostas estão relacionadas com os programas do Secundário mas, em muitos casos, será possível adaptá-las ao 3º ciclo.
Traz a tua calculadora gráfica, de preferência uma TI84 Plus ou uma TI-Nspire.
Nota: Este curso já se realizou no ProfMat 2006, em Setúbal.


Curso 09

LISTA DE INSCRITOS

Designação: Origami, pensar com papel

Dinamizadoras: Anabela Gaio – E.B. 2,3 Mário de Sá Carneiro, Camarate; Idália Pesquita – Escola Básica Integrada c/ JI D. Carlos I, Sintra, Ilda Rafael – E.B. 2,3 Professor Delfim Santos, Lisboa
Nível de Ensino: Geral

Nos dois últimos ProfMat foram dinamizados cursos de Origami.  Este ano, vamos, mais uma vez, dinamizar um curso de dobragens que, apesar de ter o mesmo nome, não será igual a nenhum dos anteriores. O curso não tem pré-requisitos e foi concebido de modo a poder ser frequentado, tanto por pessoas que possuem alguma experiência de dobragem, como por pessoas que se vão agora iniciar.
As propostas de trabalho enquadram-se nos currículos de matemática dos diferentes níveis de ensino e, serão diferenciadas consoante o nível de ensino dos participantes. Tentarão servir de ponto de partida para uma investigação mais aprofundada das relações entre a matemática e o origami e mostrar como a dobragem de papel é uma actividade que é tanto recreativa como educacional. Pretende-se ainda explorar as vertentes lúdica, educativa e matemática que esta técnica possui e pretende-se também, poder mostrar como a Arte está relacionada com esta técnica.
Para quem nunca ouviu falar de origami deixamos aqui uma pequena introdução:
Supõe-se que o papel tenha sido inventado na China no século I d.C. Desde essa altura que o Homem obtém inúmeras formas pela simples dobragem de papel. No século VI d.C. os monges budistas levaram esta prática para o Japão onde se tornou muito popular dando origem ao Origami, a arte de dobrar papel. A palavra japonesa Origami provém de dois caracteres japoneses. O primeiro, Ori, deriva do desenho de uma mão e significa «dobrar». O segundo Kami, deriva do desenho da seda e significa «papel», «espírito» e «Deus». A difusão do Origami na Europa deve-se aos muçulmanos que a praticavam e a levaram para Espanha onde é chamada de Papiroflexia.


Curso 10

CANCELADO

Designação: Geometer´s Sketchpad, uma introdução…

Dinamizadores: João Pita Costa – Escola Secundária Dom Manuel Martins, Setúbal; Paulo Moreira – Escola de Serviços e Comércio do Oeste; Ruben Pinto – Escola Secundária Dr. Azevedo Neves; Valter Nunes – Escola Básica 2,3 de Mafra
Nível de Ensino: Geral

As potencialidades do Software Geometer´s Sketchpad (GSP) são imensas. As duas grandes áreas da Matemática estudadas no 3º ciclo e no ensino secundário (Funções e Geometria) são abordadas pela ferramenta GSP de uma forma interactiva, criando novos ambientes de aprendizagem computacionais.

Este curso, fundamentalmente direccionado à iniciação do Geometer’s Sketchpad, destina-se aos colegas que buscam as competências básicas para a proveitosa exploração desta poderosa ferramenta, mediante situações problemáticas.

Com vista a abordar a generalidade das funcionalidades deste software, o curso foi distribuído em quatro unidades:

1. Construções Básicas;
2. Transformações Geométricas;
3. Geometria Dinâmica;
4. Funções e Derivadas.

Estas unidades complementam-se, envolvendo diversos conhecimentos básicos, transversais aos ciclos do Ensino Básico e Secundário. É utilizada também a plataforma Moodle, como instrumento de trabalho na partilha de ficheiros de apoio no estudo do GSP, e não só…
Resta-nos, então, desejar-lhe um bom trabalho!


Curso 11

LISTA DE INSCRITOS

Designação: Viagem ao mundo dos grafos
Dinamizadores: Carlos Miguel Ribeiro – Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve; Rui Feiteira – Agrupamento Vertical de Escolas Prof. José Buisel, Portimão
Nível de Ensino: Geral

Neste curso iremos efectuar uma abordagem ao mundo dos grafos de modo a modelar e analisar alguns problemas e situações da vida real, sem que para isso seja necessário, numa primeira fase, qualquer conhecimento prévio sobre as noções envolvidas. Este tipo de vivencias e modelação, quando facultada aos alunos pode representar um papel importante na construção da sua visão e papel da matemática no quotidiano. Iremos ver algumas situações de aplicação da teoria de grafos, por exemplo, à resolução de conflitos, determinação de caminhos mais curtos, funcionamento de semáforos, …


Curso 12

CANCELADO

Designação: Números complexos e geometria
Dinamizador: Eduardo Veloso
Nível de Ensino: Geral

O curso começará por apresentar os números complexos como uma “extensão geométrica” dos números reais, ou seja como uma passagem da recta real ao plano complexo. Depois criará um conjunto de ferramentas para estudar os números complexos utilizando o Geometer’s Sketchpad. Em seguida serão estudados alguns temas da geometria euclidiana moderna (teoremas notáveis, transformações geométricas, problemas) utilizando essas ferramentas.
Os números complexos fazem parte do programa de Matemática A do ensino secundário. É improvável que o curso, tendo em conta os objectivos da introdução dos números complexos no programa e sobretudo a necessidade de treinar os alunos para exames, possa ter muita aplicação concreta na prática lectiva corrente. Assim, destina-se fundamentalmente a professores que queiram, por gosto pessoal, discutir e progredir na aprendizagem destes temas.
O curso não deve ser aproveitado para uma iniciação ou aquisição de prática na utilização do Sketchpad. Pelo contrário, pressupõe bastante prática nessa utilização.


Curso 13

LISTA DE INSCRITOS

Designação: Utilização do Quadro Interactivo Magicboard na Educação Matemática
Dinamizadores: José Miguel Sousa – Centro de Formação Penalva e Azurara; Jorge Cabral – Centro de Formação Penalva e Azurara/Projecto Inov@r com QI
Nível de Ensino: Geral

Todos nós temos consciência do quanto é difícil, hoje em dia, cativar a atenção dos alunos para a aprendizagem dos conteúdos programáticos. Neste sentido, acreditamos que a utilização de um Quadro Interactivo Multimédia na sala de aula de matemática poderá permitir um ensino mais dinâmico, mais interactivo, mais motivador, e, por conseguinte, mais eficaz e significativo – contribuindo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Neste curso pretende-se fazer uma pequena demonstração das potencialidades interactivas deste equipamento, dar a conhecer algumas técnicas para a preparação de conteúdos, bem como construir materiais para a aula de matemática.

Plano do Curso:

1º Dia – Manhã
O Quadro Interactivo Magicboard.
Materiais disponíveis no Portal do Projecto Inov@r com QI
Onde está a interactividade? Apresentação de exemplos.
Ferramentas do Starboard Software I

1º Dia – Tarde
Ferramentas do Starboard Software II
Guardar, abrir, importar e exportar flipcharts
Apresentação de algumas técnicas: colar texto externo; duas camadas; jogo de cores; objectos sobrepostos; animações flash; etc.
Quadro Interactivo na aula de Matemática.

2º Dia – Manhã
Preparação de uma aula. Propõe-se aos formandos para escolherem um tema para uma aula e a partir dele construírem um flipchart como base de apoio.

2º Dia – Tarde
Partilha de Recursos. Apresentação e discussão dos trabalhos produzidos.


Curso 14

LISTA DE INSCRITOS

Designação: Ti-nSpire: um laboratório de matemática! (da geometria dinâmica às Funções usando modelos de regressão estatísticos)
Dinamizadores: Joaquim Pinto – Escola Secundária Marques de Castilho; Raul Aparício – Escola Secundária de Ermesinde
Nível de Ensino: 3º Ciclo e Secundário

As conexões entre temas/conteúdos matemático é, e sempre foi, um dos aspectos a considerar na aprendizagem Matemática. No entanto várias dificuldades, como a falta de recursos tecnológicos capazes e acessíveis a todos os alunos, não têm permitido que o trabalho realizado em sala de aula contemple, a não ser esporadicamente, este aspecto.
A Texas Instruments, através da sua tecnologia portátil ao tamanho da mão, criou uma inspirada tecnologia de aprendizagem que não só associa todas as principais ferramentas matemáticas, desde a folha de cálculo, aos ambientes de geometria dinâmicas, passando pelo cálculo e análise gráfica, pela análise estatística e pelo simples processamento de texto, mas acima de tudo cria uma interacção/dinâmica entre todas as ferramentas e um novo formato de documento de aprendizagem.
É erróneo comparar-se o TI-Nspire às habituais calculadoras gráficas, podemos afirmar que o aspecto exterior/físico do TI-Nspire se assemelha a uma calculadora mas as suas potencialidades e forma de trabalho se aproximam de um computador.
Neste curso irão ser exploradas algumas destas potencialidades, quer com recurso ao software TI-Nspire quer com recurso à unidade portátil, trabalhando-se numa nova perspectiva de modelação Matemática, fazendo construções de Geometria Dinâmica e partindo dessas construções para estabelecer conexões com as funções utilizando a folha de cálculo e, consequentemente, conteúdos estatísticos, nomeadamente as regressões. Terminando o curso com o uso de CAS (Cálculo Algébrico e Simbólico) que está disponível na unidade TI-Nspire *CAS.*

Nota: Este curso foi proposto após a divulgação dos cursos no APMinformação, por essa razão apenas se encontra divulgado online.


 

Prazos e preços da inscrição num curso

A inscrição num curso faz-se em simultâneo com a inscrição no ProfMat 2008. O preço de inscrição nos cursos inclui os materiais distribuídos nos mesmos.

  Até 31 de Junho Até 2 de Setembro
Sócio

€ 38

€ 54

Sócio - Estudante

€ 19

€ 27

Não sócio

€ 76

€ 108

Não sócio - Estudante

€ 38

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Se não quer inscrever-se no ProfMat 2008 ou já se inscreveu, e quer inscrever-se num curso, envie-nos para a sede ou para profmat2008@apm.pt um cheque ou o comprovativo de transferência bancária no valor da inscrição no curso, o curso em que pretende inscrever-se e os seus dados (incluindo o número de inscrição no ProfMat se for caso disso).

 

 

Divulgação

 

Pretende-se reunir aqui todos os elementos de divulgação do ProfMat 2008.

 

 

 

Escola Superior Agrária de Elvas

A Escola Superior Agrária de Elvas é o único estabelecimento de ensino superior existente na cidade. Integra o Instituto Politécnico de Portalegre e ministra cursos de especialização tecnológica, de licenciatura e de mestrado.
Situada no centro histórico, ocupa o antigo Quartel do Trem, um magnífico edifício cuja construção foi iniciada em 1694, por determinação de D. Pedro II, tendo sido concluída em 1715.
Os Trens eram estruturas militares onde se reparavam e fabricavam apetrechos e munições militares, funcionando, em simultâneo, como armazéns para depósito e distribuição de material de guerra. O Trem de Elvas foi extinto em 1868 e, em 1902, as suas instalações passaram a servir de cavalariça e de presídio militar. Já nos nossos dias, acolheu o Batalhão de Caçadores 8, que foi desactivado em 1991.

Dispondo de 12 salas de aula, 1 auditório para 120 pessoas, sala multiusos, biblioteca e diversos espaços laboratoriais, a ESAE conta igualmente com a parceria da Direcção Regional de Agricultura do Alentejo para uso das instalações de campo, na Herdade Experimental da Comenda em Caia e do Centro Hípico de Fronteira.

No presente ano lectivo a comunidade académica é constituída por cerca de 20 docentes dos quais 17 em regime de tempo integral, 20 funcionários e aproximadamente 380 alunos distribuídos por uma oferta formativa constituída por:

  • 1 Curso de Especialização Tecnológica em Produção Enológica;
  • 3 Cursos de 1º ciclo: licenciaturas em Equinicultura, Engenharia Agronómica (ramos Agronomia e Espaços Verdes) e Enfermagem Veterinária;
  • 1 Curso de 2º ciclo: Mestrado em Agricultura Sustentável;
  • 1 Curso de Pós-graduação em parceria com o Grupo Nabeiro e a Escola Superior Tecnologia e Gestão de Portalegre: Pós-gradução em Gestão Estratégica no Sector Agro-alimentar.

Para além destes, são ainda públicos da ESAE, cerca de 50 alunos da Universidade Politécnica Sénior de Elvas e, de forma itinerária, grupos em formação contínua no âmbito dos cursos anualmente dinamizados pela Escola.
  
No próximo ano lectivo adivinha-se manter e ampliar o actual leque de formação com a entrada em funcionamento de mais dois cursos de especialização tecnológica, nas áreas de Mecanização e Tecnologia Agrária e Instalação e Manutenção de Espaços Verdes, bem como submeter a aprovação superior de um curso em Guias de Turismo Equestre, resultado de uma parceria estabelecida entre a ESAE e a FEP/Escola Nacional de Equitação.

É assim que a Escola se tem consolidado no seio do ensino superior agrícola em Portugal e também pela postura que desde sempre tem tido na criação de parcerias com entidades públicas e privadas na perspectiva do fornecimento de serviços em que se destacam o laboratório de química agrícola com mais de um milhar de clientes e o recém-constituído centro de atendimento veterinário escolar.
É também nesta óptica, que colaboramos e acolhemos iniciativas como o ProfMat 2008, desta feita em estreita colaboração da Escola Superior de Educação de Portalegre e Escola Secundária D. Sancho II de Elvas.

 

O Conselho Directivo

 

 

Elvas

 

 

A cidade de Elvas, situada no Alto Alentejo, dista apenas 10km de Espanha e da maior cidade da Extremadura espanhola - Badajoz. Considerada como a principal “praça forte” do nosso país, assumiu um papel de destaque em momentos cruciais da independência de Portugal, o que lhe valeu o cognome de “Rainha da Fronteira”.
A sua situação geográfica, junto aos rios Caia e Guadiana, explica os vários vestígios pré-históricos existentes no concelho, dos quais se destacam as Antas. Diz-se que os Godos e os Celtas foram os primeiros povoadores desta genuína "cidade-fortaleza", que hoje se projecta para além das muralhas, estrategicamente construídas em forma de estrela e consideradas como um dos conjuntos abaluartados mais importantes da Europa.
Os Romanos ter-lhe-ão dado o nome de Elvii e os Muçulmanos iniciaram o seu governo nestas terras, provavelmente, a partir de 714. Depois de várias tentativas de conquista, sempre fracassadas, Elvas foi ocupada pela cristandade, após o abandono muçulmano, e D. Sancho II outorgou-lhe o primeiro foral em 1229, passando a integrar definitivamente o Reino de Portugal. Em 1513 foi elevada à categoria de cidade, por novo foral concedido por D. Manuel I.
Mas a história de Elvas está, de maneira indelével, ligada à resistência e à manutenção da portugalidade: de 1166 a 1808 ficaram registados 16 eventos bélicos, dos quais a Batalha das Linhas de Elvas, a 14 de Janeiro de 1659, no âmbito da Guerra da Restauração (1641-1668), foi, de todos, o mais importante.
Detentora de uma beleza singular é um ponto turístico importante, onde, harmoniosamente, o pitoresco convive com o monumental. As Linhas de Muralhas, o Aqueduto da Amoreira, o Castelo, que em 1361 albergou umas Cortes onde pela primeira vez falou o Povo, a Igreja das Dominicanas, a Sé e os Fortes são alguns dos monumentos que impressionam pela sua imponência. Será, porventura, este património histórico que ajudará Elvas a resistir ao fenómeno da desertificação do concelho e consequente declínio da sua agricultura, do seu comércio e da sua indústria.
Ciente desta valiosa herança do passado, a Edilidade elvense e o Estado Português candidataram as fortificações de Elvas a património mundial, processo apoiado por um grupo multidisciplinar de 24 especialistas (nacionais e estrangeiros) que o justificaram relevando: (1) o carácter único das fortificações, que em harmonia com o papel de cidade fortaleza, revela aspectos intencionais de táctica, de estratégia e de logística aquando da sua implantação; (2) um estado de conservação e uma genuinidade raros, associados a equipamentos complementares entre os quais, sistemas de abastecimento de água, paióis, armazéns, quartéis e outros edifícios militares, que dão coerência às fortificações; e (3) a densidade cultural diversificada que Elvas apresenta, estando as fortificações documentadas desde o séc. X até ao séc. XX, aspecto que é muito difícil acontecer.
Como forma de se impor e responder às vicissitudes resultantes da interioridade, na última década, Elvas tem também vindo a investir em equipamentos de âmbito cultural e desportivo, sendo já nestes domínios uma referência no sul do país.

É nesta cidade, com este povo habituado a resistir, com a vastidão do lindo céu alentejano, com quentes noites que induzem à conversa... que esperamos por todos vós.

A Comissão Organizadora

 

 

Escola Secundária D. Sancho II

Cada escola é “uma Escola”, diferente das outras, com identidade própria, onde é necessário encontrar os problemas e tentar resolvê-los, bem como recriar o que nela há de positivo, tentando tirar o melhor proveito das suas qualidades. Mas, é evidente que não podemos inventariar características e problemas de uma escola como se ela fosse uma peça isolada. Ela é parte de um todo que é o meio em que está inserida.

Assim, a Escola Secundária D. Sancho II é uma parcela integrante de Elvas e foi mestre de grande parte da população activa da cidade e do concelho. Fundada há cerca de 40 anos, o seu percurso iniciou-se como Escola Industrial e Comercial, vocacionada para a vida activa. Já na década de 70, conjuntamente com a então secção Liceal, surgiu como Escola Secundária.

Situa-se num amplo espaço, junto ao Aqueduto da Amoreira, fora do núcleo antigo da cidade. Cidade essa que, não fazendo excepção às suas congéneres do interior do nosso país, se debate com graves problemas demográficos e sócio-económicos que se reflectem na escola, tanto nas possíveis saídas profissionais dos nossos alunos, como na estabilidade emocional que afecta aqueles cuja família vive problemas de desemprego, de subemprego ou de emigração.

O concelho, de feição rural até há bem pouco tempo, adapta-se agora aos desafios da competição e da integração na Comunidade Europeia, passando por uma alteração das explorações agrícolas, por um acentuado êxodo rural e por uma terceirização das actividades.

É neste quadro envolvente que temos vindo a procurar encontrar e resolver os problemas da nossa escola, a qual é frequentada pelos jovens da cidade e das freguesias rurais, tentando, sempre, dar resposta às necessidades do concelho e igualmente satisfazer as preferências dos jovens de hoje.

 

No presente ano lectivo, a população escolar é constituída por cerca de 130 Professores e aproximadamente 670 alunos, divididos por várias tipologias de cursos:

  • Cursos de Educação Formação (Electricista de Instalações Eléctricas; Informática);
  • Cursos Profissionais (Técnico de Analises Laboratoriais; Técnico de Manutenção Industrial; Técnico de Controlo e Qualidade Alimentar; Técnico de Turismo; Técnico de Informática de Gestão;)
  • Cursos Tecnológicos ( Desporto; Informática; Administração);
  • Cursos Científico-Humanísticos;
  • Cursos Educação Formação de adultos;

Com esta oferta formativa, que se pretende vir a aumentar, queremos chegar cada vez mais ao maior número de jovens, permitindo assim que adquiram uma qualificação académica e profissional relevante.

Pelo exposto, é com muito agrado e com grande expectativa que colaboramos com a Associação de Professores de Matemática, no seu ProfMat 2008, confiantes que, de forma directa ou indirecta, este Encontro Nacional terá uma importante repercussão no trabalho dos nossos professores e alunos.

O Conselho Executivo

Novidades

 

8 de Agosto
Ficaram disponíveis as informações gerais de carácter logístico habituais permitem começar a preparar a viagem e os dias do ProfMat.


6 de Agosto
Foi disponibilizado neste sítio o esquema geral do programa científico do ProfMat, e os resumos das sessões.


30 de Julho
Foi colocado na página referente aos cursos que precedem o ProfMat a lista dos inscritos em cada curso.


10 de Junho
No programa do ProfMat2008 está previsto um espaço para apresentação de posters sobre projectos que tenham sido desenvolvidos no âmbito do Ano Temático Matemática e Arte.
Assim, a Comissão Organizadora do ProfMat2008, em conjunto com os Núcleos Regionais de Aveiro (núcleo organizador do Ano Temático) e do Porto, vem solicitar a participação dos colegas nesta iniciativa de partilha de experiências e actividades que certamente irá constituir uma oportunidade de aprendizagem para todos.
Os posters devem ser elaborados usando o modelo disponibilizado e enviados até 1 de Julho para o endereço porto@apm.pt
Consulte a informação detalhada para a elaboração do poster.


4 de Junho
Com o número de inscrições a crescer (mais de 600), a comissão organizadora decidiu prorrogar o segundo prazo de inscrições até ao próximo dia 29 de Junho. Desta forma e em conjunto com um conjunto de informações mais específicas sobre o programa (ver documento anexo) será possível envolver ainda mais colegas no ProfMat.
Mensagem enviada aos sócios


15 de Maio
A exclusividade do formato electrónico das inscrições foi um sucesso. As dificuldades que chegaram ao conhecimento da comissão organizadora foram residuais. Ainda assim, devido ao grande número de acessos em simultâneo, o servidor teve algumas falhas durante o dia de hoje, pelo que foi decidido prolongar o primeiro prazo de inscrições até ao dia 19 de Maio (2ª feira) às 12.00


18 de Abril
Foi lançada a página do ProfMat 2008. Estão abertas as inscrições e disponíveis as primeiras informações do encontro, da cidade e da organização.

 

 

Editado/publicado: 11/03/2021