A Matemática nos Primeiros Anos 2019

 

XXII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos) 

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESELx) acolhe, a 8 e 9 de novembro de 2019, o XXII encontro A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS, um encontro nacional especialmente vocacionado para educadores e para professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS é um encontro anual promovido pela Associação de Professores de Matemática (APM) e que nos últimos anos tem contado com a colaboração das instituições do ensino superior que formam educadores e professores para os primeiros anos de escolaridade. Esta é a segunda vez que este encontro se realiza em Lisboa. A primeira vez aconteceu em 2010 na Escola Secundária Josefa de Óbidos.

A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS constitui-se como espaço destinado à partilha e à reflexão de práticas e de investigação em educação, um incentivo para a inovação e melhoria do ensino e da aprendizagem. Conta com conferências, um painel,  simpósios de comunicações e sessões práticas.

A ESELx recebe o encontro nas suas instalações e, contando com a participação de educadores e professores do Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos, em colaboração com os docentes do Domínio da Matemática da ESE, contribui para a sua organização, assumindo deste modo a sua história e a sua missão no âmbito da formação inicial e contínua de educadores, professores e outros agentes educativos.

Lisboa

Cidade branca
semeada
de pedras

Cidade azul
semeada
de céu

Cidade negra
como um beco

Cidade desabitada
como um armazém

Cidade lilás
semeada
de jacarandás
Cidade dourada

semeada
de igrejas

Cidade prateada
semeada
de Tejo

Cidade que se degrada
cidade que acaba.

Adília Lopes, in Poemas Novos, 2006

Reserve já estes dias, participe e divulgue porque em setembro abriremos as inscrições.

Programa provisório

Resumos

Conferência Plenária “Estruturação espacial e visualização – elos entre a matemática e as artes visuais”

Cristina Loureiro, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

 

01 Conferência paralela “Álgebra nos primeiros anos?!? Sim!”

Ana Barbosa, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

 

02 Conferência paralela “Projeto Eco-Sensors4Health: Utilização de eco-sensores no desenvolvimento da literacia tecnológica, ambiental, matemática e em saúde”

Maria João Silva e Margarida Rodrigues, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

 

Participação

Se pretende participar no encontro propondo a dinamização de uma Sessão Prática ou a apresentação de uma Comunicação num dos simpósios, envie-nos a sua proposta.

 

Sessões Práticas com discussão (2h30), Comunicações em simpósios (20 min)

As sessões práticas e as comunicações para os simpósios no Encontro “A Matemática nos primeiros anos de 2019” são propostas e dinamizadas por participantes no encontro, fundamentalmente sobre temas e abordagens de ensino e materiais didáticos. As sessões práticas contemplam a realização de trabalho prático e discussão e têm a duração de duas horas e meia e as comunicações têm a duração de 20 minutos, reservando-se no final do simpósio 15/20 minutos para discussão.

 

Submissão de Sessões Práticas e Comunicações

Os participantes no encontro podem submeter propostas de sessões práticas e comunicações. As propostas devem incluir um resumo em Português. A extensão dos resumos não deve ultrapassar os 1500 caracteres (incluindo espaços).  Os textos das propostas devem respeitar rigorosamente as normas de formatação que constam nos respetivos modelos disponibilizados e ser enviados para centroformacaoapm@gmail.com  até ao dia 22 de julho de 2019.

 

Informação adicional
  • Cada autor só pode submeter no máximo 2 comunicações e/ou uma sessão prática com o seu nome;
  • Todos os autores que apresentam a comunicação e/ou dinamizam a sessão prática têm de se inscrever no encontro;
  • Só será entregue certificado a quem apresentar a comunicação e/ou dinamizar a sessão prática.

A comunicação de aceitação é realizada até 30 de julho, podendo ser solicitada previamente informação adicional se necessário.

X