CAMPEONATO NACIONAL MULTIPLI 2020

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) em parceria com a Alfiii, com o apoio da Associação de Professores de Matemática, da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Associação Ludus promove anualmente, desde 2018, o Campeonato Nacional Multipli, cujos objetivos são potenciar o desenvolvimento do pensamento lógico e dos conhecimentos relativos à tabuada, fomentar o interesse dos alunos pela Matemática e estimular a componente lúdica ao longo do processo de ensino-aprendizagem. O campeonato baseia-se no jogo de cartas denominado MULTIPLI (www.alfiii.com) e um conjunto de regras que permitem criar novas dinâmicas, especificamente criadas para o campeonato.

Este ano a novidade é que a 3.ª Edição do Campeonato Nacional Multipli é composta por três tipos de provas:

a) Rondas Regionais no Continente, a realizar uma por cada uma das 5 regiões continentais classificadas com base na denominação NUT II (Algarve, Alentejo, Área Metropolitana de Lisboa, Centro e Norte) em março e abril.

b) Semifinais nas Regiões Autónomas dos Açores (26 de março) e da Madeira (17 de abril).

c) Final em Leiria (irá realizar-se nas instalações da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, no dia 29 de maio de 2020, com início às 14 horas).

Cada um destes três diferentes tipos de provas do Campeonato destina-se a cerca de 200 alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade do Ensino Básico (50 alunos de cada ano).

Para que os alunos possam participar em qualquer prova do campeonato, é necessário que, em cada escola, um professor ou qualquer outro elemento designado pela escola, fique responsável por divulgar o jogo e organizar todo o processo de seleção dos alunos que venham a participar no campeonato, em representação da sua escola. As inscrições estão acessíveis para as escolas de todos os agrupamentos escolares do país (continente e ilhas) e são limitadas, de acordo com as Normas Reguladoras do Campeonato Nacional Multipli.

Após a seleção, o elemento responsável de cada escola deverá proceder à inscrição online dos alunos, a qual é gratuita em todas as provas do campeonato e deverá ser efetuada no site do campeonato em www.campeonato.multipli.pt. As inscrições para as Rondas e Semifinais já se encontram abertas. Para a prova Final em Leiria, a inscrição é de 1 de abril a 30 de abril de 2020.

Todas as despesas de participação dos alunos e dos professores (transporte, alimentação e alojamento, entre outras) deverão ser asseguradas pelas escolas ou pelos próprios participantes.

As Normas Reguladoras do Campeonato Nacional Multipli e outras informações do campeonato poderão ser consultados no site www.campeonato.multipli.pt ou poderão contatar diretamente a Comissão Organizadora por correio eletrónico para o e-mail info@campeonato.multipli.pt.

Contamos com a vossa participação!

Com os melhores cumprimentos,

A Comissão Organizadora do Campeonato Nacional Multipli 2020

Dina Tavares (ESECS – Politécnico de Leiria)

Eunice Oliveira (ESTG – Politécnico de Leiria)

Fernando Sebastião (ESTG – Politécnico de Leiria)

Hugo Menino (ESECS – Politécnico de Leiria)

Ana la Féria (Alfiii)

Rita Teixeira (Alfiii)

X