Informações da Direção da APM

Neste espaço pode encontrar as informações que a Direção vai disponibilizando

 

20 de abril de 2018

Veja o Relatório de Atividades da APM relativo a 2017

 

10 de abril de 2018

Durante o ProfMat, na AG da APM foi aprovada a seguinte moção, ratificada pelos professores presentes no encontro na sua sessão de encerramento.

 

20 de dezembro de 2017

Newsletter n.º 5/2017 da Direção da APM

 

15 de novembro de 2017

A Direção e o Conselho Nacional da APM vão realizar uma reunião deste órgão representativo de toda a Associação, aberta a todos os associados que possam participar.

Data e horário: 25 de novembro entre as 10:30 e as 17:00

Local: Escola Superior de Educação de Lisboa (salão de atos)

Ordem de trabalhos:

Ponto único — Reflexão sobre a dinâmica interna da APM e sobre a sua posição e pronunciamentos em questões curriculares e outras questões educativas

O ponto único da ordem de trabalhos será debatido em dois momentos, correspondentes a dois grandes objetivos do Plano de Ação da Direção para 2017-2019, a saber:

Objetivo 1

Contribuir para a melhoria do ensino da Matemática para todos e com todos os nossos jovens e crianças.

Um ensino que favorece aprendizagens relevantes e com sentido para os alunos, aprendizagens que perduram e promovem e apoiam novas aprendizagens bem como a sua adaptação a novos contextos; um ensino que possibilita o desenvolvimento de capacidades cognitivas de nível elevado; um ensino que abre ao gosto pela Matemática e pelo saber de uma maneira mais ampla. Este ensino entende-se no quadro da escolaridade obrigatória de 12 anos, com um olhar também indispensável ao pré-escolar.

Objetivo 2

Cuidar a vida e a dinâmica interna da APM no sentido de garantir a sua sustentabilidade e vitalidade associativa e a colaboração com outras associações e instituições.

 

 Metodologia do trabalho:

  • A preparação desta reunião já se iniciou com um envio de um guião de trabalho ao elementos do Conselho Nacional que o fizeram chegar às instâncias associativas que representam; este guião pode ser enviado a qualquer sócio que pretenda participar na reunião ou na reflexão a realizar. Para isso basta que contacte a Direção da APM através do email direccao@apm.pt.
  • A reunião será organizada da seguinte forma: da parte da manhã, trabalharemos o objetivo2 e da parte da tarde o objetivo1. O trabalho, em cada um dos momentos (manhã e tarde) será feito através de uma metodologia participativa que permitirá que todos os presentes se pronunciem sem qualquer constrangimento; no final de cada um destes momentos haverá um pequeno plenário de síntese das conclusões e no final do encontro, um plenário de debate final.
  • Será possível almoçar junto das instalações da ESE de Lx onde se realizará o encontro, no bar da Escola Superior de Comunicação. Também por isso precisamos de uma estimativa de refeições, uma vez que, por ser sábado, o serviço de bar precisará de ter em conta esta previsão.
  • Por questões logísticas, precisamos de ter uma previsão do número de participantes. Assim, todos os que pretendam participar nesta reunião (elementos do CN incluídos) devem-no comunicar para direccao@apm.pt ou em resposta a esta mensagem, e pedimos que o façam até às 19h do próximo dia 22 de novembro, indicando se participam no dia inteiro, ou só de manhã, ou só de tarde, e se pretendem almoçar no bar da escola.
  • Se, não podendo estar presente no dia 25, quiser colaborar na reflexão, pode enviar até 24 de novembro às 15h, para direccao@apm.pt, o seu contributo de acordo com o guião referido no primeiro ponto da Metodologia de trabalho e que deve solicitar tal como aí é indicado.

 

Esperando poder contar com a presença de um número significativo de associados, colocamo-nos, desde já, ao dispor.

14 de novembro de 2017

A Direção da APM

 

5 de outubro de 2017

Dia mundial do Professor

Da iniciativa da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, a Direção da APM subscreveu este texto da autoria de David Rodrigues que dedica a todos os professores neste dia.

Se não conseguir abrir a página do jornal Público, pode consultar aqui a carta em versão PDF.

 

9 de setembro de 2017

Newsletter n.º 4/2017 da Direção da APM

 

X