Matemática e Currículo

Matemática e Currículo

A Direção da APM, preocupada com a situação do ensino da Matemática, tem acompanhado as diversas alterações e orientações relativas aos programas de Matemática, bem como alguns aspetos que se prendem com a avaliação das aprendizagens.

Para poderem ter acesso a todas as recentes tomadas de posição da APM, quer da Direção, quer do Conselho Nacional, quer da Assembleia Geral ou encontros de professores, vamos organizá-los neste banner.

Aqui também poderão encontrar propostas de trabalho ou reflexão que venham a surgir.

A Direção da APM, 15 de setembro de 2016

Pronunciamentos da APM (2018)

 

Moção sobre a situação do ensino da Matemática

ProfMat de Almada, abril de 2018

Intervenções e propostas da APM (2017)

 

Intervenção da Direção na 8.ª Comissão Parlamentar (Educação e Ciência)
Assembleia da República, 4 de abril de 2017

Parecer da Direção e Conselho Nacional sobre as Aprendizagens essenciais
Direção e Conselho Nacional, 11 de março de 2017

Parecer da Direção e Conselho Nacional sobre o Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória
Direção e Conselho Nacional, 11 de março de 2017

Intervenção da presidente da Direção da APM na Conferência Internacional Currículo para o Século XXI – Pensar a Matemática
Lisboa, Centro Cultural de Belém, 13 de janeiro de 2017

 

Pronunciamentos da APM (2016)

Posição enviada à DGE sobre o exame de Matemática A para 2017/2018
Grupo de Trabalho do Secundário e Direção,  17 de outubro de 2016

Posição da APM Acerca das Orientações de gestão curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico e de Matemática A do Ensino Secundário
Direção, setembro de 2016

Carta à DGE com o reforço da posição da APM sobre as orientações para a gestão do currículo
Direção e elementos das equipas de trabalho, 25 de julho de 2016

Carta ao senhor Secretário de Estado da Educação, professor doutor João Costa, sobre a situação da disciplina de Matemática
Direção, 22 de julho de 2016

Carta aberta aos professores de Matemática e à comunidade educativa sobre os atuais Programas e Metas Curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico e de Matemática A no Ensino Secundário
Direção e Conselho Nacional, 18 de junho de 2016

Intervenção da presidente da Direção na Conferência Currículo para o século XXI, organizada pela DGE
Fundação Calouste Gulbenkian, 30 de abril de 2016

Moção – Sobre a necessidade de uma reorientação na gestão curricular dos programas Matemática A do Ensino Secundário e de Matemática do Ensino Básico
Aprovada pelos professores presentes em reunião, no 32.º ProfMat, encontro nacional da Associação de Professores de Matemática; Porto, 1 de abril de 2016

Alterações curriculares em Matemática e na avaliação no ensino básico – Recomendações e pareceres
Direção e Conselho Nacional, janeiro de 2016

 

Pronunciamentos da APM (anteriores a 2016)

Posição da Direção face à homologação do Programa de Matemática A
Direção, 21 de janeiro de 2014

Parecer da APM sobra a proposta de Programa de Matemática A
Direção, 2 de dezembro de 2013

Posição da Direção face à homologação do programa de Matemática para o Ensino Básico
Direção, 25 de junho de 2013

Parecer da Direção sobre a proposta de programa de Matemática para o Ensino Básico
Direção, 31 de maio de 2013

Posição da Direção sobre o despacho de revogação do programa de Matemática do Ensino Básico
Direção, 17 de abril de 2013

Parecer do Conselho Nacional da APM sobre as Metas Curriculares de Matemática para o Ensino Básico
Conselho Nacional, 23 de julho de 2012

 

Programas e orientações oficiais

Os programas e orientações de gestão, atualmente em vigor, podem ser encontradas na página da DGE cujos enlaces aqui disponibilizamos:

Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (versão para consulta pública) (NOVO), 11 de fevereiro de 2017

Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016)

Programa e Metas Curriculares de Matemática para o Ensino Básico (2013)

Orientações de gestão curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática – Ensino Básico (2016)

Programa e Metas Curriculares de Matemática A – Ensino Secundário (2014)

Orientações de gestão curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática A (2016)

Programa de Matemática A – 12.º ano (2002)

Programa de Matemática A – Ensino Recorrente: organização modular (2016)

Programa de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) (2001)

Programa de Matemática B – 10.º ano (2001)

Programa de Matemática B – 11.ºano (2001)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Retomando uma questão de reflexão constante, repomos aqui as mais recentes posições e documentos da APM (Direção e Conselho Nacional) sobre questões curriculares

 

Questionário sobre a implementação do programa de Matemática A de 2014

A APM tem sido clara e insistente sobre o seu entendimento em relação aos atuais programas de Matemática para o Ensino Básico e de Matemática A, chamando a atenção, entre outras coisas, para a sua profunda desadequação a vários níveis.

Queremos continuar a refletir e a intervir sobre estas questões e para isso precisamos também de estar na posse de alguns dados relativos ao que está a acontecer nas escolas com a lecionação destes programas, em particular com o programa de Matemática A dada a forte implicação que os resultados desta disciplina têm na vida dos alunos e no seu futuro.

Queremos pois pedir a todos os associados que tenham algum contacto com o atual programa de Matemática A, ou por terem lecionado ou estarem a lecionar o 10.º ou o 11.º ano, ou por conhecerem a situação que se vive na sua escola, que respondam a um questionário que preparámos e que o divulguem junto dos colegas e os incentivem a responder, independentemente de outros pronunciamentos que já tenham tido ou que venham a ter. Para o trabalho que estamos a fazer, ter dados sobre o que se está a passar na lecionação desta disciplina é fundamental e por isso é para nós tão importante obter um número significativo de respostas a este questionário.

O questionário deve ser respondido na ligação https://goo.gl/forms/QJNELu08miTEJKYt2 até às 24horas do próximo dia 16 de junho.

Veja aqui a síntese que elaborámos das respostas obtidas até finais de junho e que remetemos ao senhor Secretário de Estado da Educação.

 

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