ProfMat 2013 - Albufeira

21/03/2013 a 23/03/2013
Albufeira APM

 


ProfMat 2013

O regresso esperado ao Algarve

 

Catorze anos depois do maior Encontro Nacional de Professores de Matemática de sempre se ter realizado em Portimão, o maior evento nacional da Associação de Professores de Matemática regressa ao Algarve, na bonita cidade turística de Albufeira. Esperamos por ti, de 21 a 23 de março de 2013, com um sol radioso, mas ainda não muito quente, propício para a conjugação de dias de trabalho e de fins de tarde e noites de lazer, pelo que deverás trazer a tua família que poderá usufruir do programa para acompanhantes que será elaborado com especial atenção nesta edição. Estamos certos da tua vontade e disponibilidade para associares a interrupção letiva da Páscoa com a discussão e a partilha de temas matemáticos e educacionais que organizam a nossa vida profissional.

O ProfMat 2013 anuncia como temas centrais as Perspetivas Curriculares, as Diferentes Ofertas Formativas e as Capacidades Transversais, entre outros destaques, como a Matemática do Planeta Terra 2013 e uma justa homenagem a Paulo Abrantes. As Perspetivas Curriculares terão particular incidência nas atuais metas curriculares, nos exames e nos manuais escolares, que regulam as nossas atuais e futuras opções educacionais. As Diferentes Ofertas Formativas permitirão um novo olhar sobre a realidade das nossas escolas, das nossas turmas, confrontando os nossos conhecimentos, dados por adquiridos e assumidos como válidos, com novas realidades sociais e educacionais. As Capacidades Transversais − resolução de problemas, raciocínio e comunicação − que dão sentido a um dever de cidadania para com os alunos, os pais e o país, serão novamente analisadas numa altura em que parecem transfiguradas numa dicotomia entre a filosofia das orientações curriculares dos programas de matemática e os atuais instrumentos orientadores subjugados à lógica transmissiva dos saberes.

Albufeira aguarda, de braços abertos, o regresso dos sócios e não sócios da APM, de todo o país, ao Algarve, a fim de participarem no ProfMat 2013.

Até ao Algarve, em Albufeira, à beirinha da Páscoa de 2013.

Comissão Organizadora ProfMat 2013

 

ProfMat 2013 - Albufeira

 

Cartaz ProfMat 2013

Imprima o cartaz e divulgue na sua escola!

 


 

Programa do ProfMat

Conheça antecipadamente o conjunto de atividades que a comissão organizadora do ProfMat 2014 está a preparar para o encontro. Este sítio será permanentemente atualizado com as novidades.
 

  • Conferências Plenárias (1h) *
  • Painéis Plenários (2h) *
  • Conferências com Discussão (1,5h) *
  • Sessões Práticas com Discussão (3h) *
  • Simpósios de Comunicações (2h) *
  • Sessões Especiais (45 min) *
  • Posters

* Conteúdos brevemente disponíveis.

 

 

 

Esquema Geral - ProfMat

 

Imprimir Esquema Geral do Programa

 

 

 

 

Comissão do ProfMat 2013
 

Ana Fraga Anabela Furett
António Guerreiro * António Morais
Carlos Miguel Ribeiro * Cláudia Fernandes
Elsa Barbosa Graça Marques *
Guida Rocha *  Jaime Carvalho e Silva *
Luciano Veia * Luís Bernardino *
Lurdes Serrazina * Marco Mendes
Maria Eugénia Jesus * Maria José Raposo *
Nélida Filipe * Nuno Garção
Paulo Dionísio Paulo Nifro Silva
Sandra Nobre * Sofia Delgadinho
Sónia Alves Sónia Franco
Susana Carreira * Susana Cunha
Teresa Santos Vasco Pisco

 

* Comissão Científica

 

Contatos
 

profmat2013@apm.pt

ProfMat 2013 - Associação de Professores de Matemática
Rua Dr. João Couto, n.º 27-A
1500-236 Lisboa
Tel.: +351 21 716 36 90 / 21 711 03 77
Fax: +351 21 716 64 24

 

Apoios

 

 

 

 

Colabore

Colabore

Colabore no ProfMat apresentando uma Comunicação, por exemplo, sobre uma experiência curricular ou um projeto em que tenha participado ou dinamizando uma Sessão Prática com Discussão sobre um assunto do seu interesse e que queira discutir e partilhar com colegas.Cada participante poderá dinamizar no máximo duas sessões.
Envie a sua proposta de colaboração, o resumo e a requisição de equipamento necessário, até 10 de Fevereiro para profmat2013@apm.pt.

Os resumos devem incluir:

- Título;
- Autore(s) e respectiva instituição(ões);
- Ciclo de escolaridade a que (mais) se dirige a contribuição;
- Texto que caracterize adequadamente a contribuição com um mínimo de 1000 e um máximo de 2000 caracteres (incluindo espaços).


O ProfMat2013 inclui no seu programa uma Tarde de Investigação que visa promover o diálogo entre investigadores e professores, divulgando resultados da investigação em estreita articulação com o ensino e a aprendizagem da Matemática.

Nesse sentido, convidam-se professores e investigadores a apresentarem os seus trabalhos, já realizados ou em curso, no âmbito da Educação Matemática. Esses trabalhos poderão ser apresentados em formato de póster e serão expostos na zona do coffee break. Os autores devem estar junto dos seus pósters no período designado no programa para o efeito.

A submissão de proposta de póster deve ser feita através do envio de um resumo alargado (ficheiro Word, até 5 000 caracteres com espaços, ver modelo) para a Comissão Organizadora (profmat2013@apm.pt) até 10 de Fevereiro de 2013.

Todos os trabalhos serão submetidos a revisão científica e, os que forem aceites para apresentação, serão publicados.

Ficamos a aguardar as suas contribuições!

 


 

Atas

Como habitualmente, serão publicadas atas do encontro em formato digital, e distribuídas a todos os participantes com o resto da documentação. Os textos para as atas devem ser enviados à comissão organizadora (profmat2013@apm.pt) até ao dia 20 de Fevereiro e devem obedecer a este modelo.

 

Prazos e Preços

 
Preços ProfMat 2013 Até 9 de Março (€) * Até 19 de Março (€) Após 20 de Março(€) (2)
Sócio 75 95 200
Sócio - Estudante (1) 38 48 100
Não Sócio 140 170 300
Não Sócio - Estudante (1) 75 95 200
Acompanhante 40 60 100
Sócio traz sócio 67,5 85,5 180

 

Preços 2013 e Cursos Até 9 de Março (€) * Até 19 de Março (€) Após 20 de Março (€) (2)
Sócio 85 110 225
Sócio - Estudante (1) 48 63 125
Não Sócio 155 190 345
Não Sócio Estudante (1) 85 115 245
Sócio traz sócio 83 103 203

 

Preços Cursos Até 9 de Março (€)  Até 19 de Março (€) Após 20 de Março (€)
Sócio 15 20 30
Não Sócio 20 25 50

 

- O preço de inscrição no ProfMat 2013 inclui um jantar, as atas do encontro e a participação nos programas científico, cultural e social.

(1) Consideram-se estudantes aqueles que estão a frequentar licenciaturas ou mestrados profissionalizantes (deve ser enviado comprovativo da sua situação para a APM). Excluem-se dessa situação os doutorandos e os mestrandos (mestrados académicos).

​(2) A organização informa que não garante pastas e atas aos participantes.

 

Data limite de devoluções

Até 28 de Fevereiro as desistências são reembolsadas em 50% do valor pago.

 

Processo de Inscrição

O processo de inscrição só se considera concluído com o respectivo pagamento, que deverá ser efetuado até 15 dias após a data da inscrição.

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas poderá contactar a Comissão Organizadora através do endereço: profmat2013@apm.pt

 

Forma de Pagamento

Transferência bancária
Para a nossa conta nº 0 3250 0664 9930, NIB 0035 0325 00006649930 10. No caso de optar por esta forma de pagamento, envie o comprovativo por email para o endereço encomenda@apm.pt, com o nº da encomenda a que diz respeito, sob pena de o pagamento não ser considerado.

Multibanco
Pague em qualquer caixa da rede Multibanco. No final da inscrição, a APM envia-lhe um email com os elementos necessários para que efectue o pagamento da sua encomenda em qualquer das caixas da rede Multibanco utilizando a opção Pagamento de Compras.

 

 

 

Inscrição

 

Aproveite a pausa letiva da Páscoa para vir até ao Algarve e participar no ProfMat2013.

Prevê-se que este ano 15 horas do encontro nacional ProfMat sejam acreditadas na modalidade de curso de formação. Os participantes que desejarem o percurso formativo acreditado devem utilizar os conteúdos das diferentes sessões para a realização de um trabalho de reflexão.

O programa é bastante diversificado, com temas atuais e certamente do seu interesse. O ProfMat 2013 incluirá também uma tarde dedicada à investigação em Educação Matemática.

Como vem sendo hábito, poderá inscrever-se num dos nossos cursos, também estes serão mais uma vez creditados!

Poderá ainda aproveitar a campanha Sócio traz sócio e beneficiar de um desconto na inscrição do ProfMat 2013:

Ao trazer um novo sócio para a APM poderá obter um desconto de 10% na inscrição do ProfMat, assim como o seu amigo, novo sócio. Na inscrição selecione a opção ProfMat+Sócio ou ProfMat+Curso+Sócio.

Atenção: o novo sócio deverá associar-se antes de efetuar a sua inscrição no ProfMat e deve mencionar o nome do sócio envolvido, que também irá beneficiar do desconto. Consulte a nossa tabela de preços!

 

Se pretender algum esclarecimento adicional não hesite em contactar a comissão organizadora - profmat2013@apm.pt


 

 

 

 

 

Como chegar

 

Na quinta feira poderá chegar a Albufeira de autocarro ou de comboio:

Alfa Nº 180, Oriente   08:24 - Albufeira Ferreiras   11:00

Lisboa-07:00 Albufeira-10:00 Rede Expressos
Lisboa-08:15 Albufeira-11:10 Mundial Turismo

 

Para o regresso no sábado:

IC Nº 674, Albufeira Ferreiras   18:05 - Oriente   21:05

Albufeira-18:00 Lisboa-21:50 91 Rede Expressos
Albufeira-19:15 Lisboa-22:10 95 Mundial Turismo
Albufeira-20:30 Lisboa-23:30 11 Rede Expressos
Albufeira-20:35 Lisboa-23:35 96 Rede Expressos

 

Como se deslocar

Para se deslocar entre o local do ProfMat 2013 e o hotel onde está hospedado pode recorrer ao "Giro" (transporte urbano). Consulte aqui o mapa dos diversos percursos.

 

Alojamento


A Comissão Organizadora visitou várias unidades hoteleiras. As sugestões que se expõem pretendem ser diversificadas relativamente às várias condições oferecidas, sendo que os preços apresentados têm, todos eles, desconto incluído para os participantes do ProfMat e/ou Cursos.

As reservas devem ser feitas diretamente para as unidades hoteleiras, com a maior brevidade possível, identificando-se como participante do ProfMat2013 e/ou Cursos. Recomenda-se a utilização do correio electrónico.

Eis os primeiros hotéis oficiais do Profmat, com preço especiais para o encontro.
Neste local serão acrescentados outros hotéis quando estiverem disponíveis.

Lista de Hotéis Oficiais 

Designação Tipologia

Preço

(€ por noite)

Distância

Hotel/ProfMat

Observações

Real Bellavista Hotel & Spa****

www.realhotelsgroup.com/ebrochure/dhr/index.html

Single ou Duplo Standart 35,00 1,5 km

Pequeno-almoço

incluído

Single Premium 42,00
Duplo Premium 52,00

Hotel Brisa Sol****

www.hotelbrisasol.com

Single 30,00 800 m

Pequeno-almoço

incluído

Duplo 37,00
Triplo 44,00
Quádruplo 52,00

Cerro Mar Atlântico****

www.cerromar.pt

Single 30,00 1 km

Pequeno-almoço

incluído

Duplo 36,00
Cama extra 6,00

Cerro Mar Garden****

www.cerromar.pt

Single 36,00 1 km

Pequeno-almoço

incluído

Duplo 42,00
Cama extra 6,00

Grande Real Santa Eulália****

www.granderealsantaeulaliahotel.com

Single 60,00 5 km

Pequeno-almoço

incluído

Duplo 70,00
Single Vista Mar 85,00
Duplo/Twin Vista Mar 95,00

Hotel Paraíso de Albufeira****

http://www.mgehotels.com/

Apartamento T0 (1 a 2 pessoas) 20,00 1,5 km

Pequeno-almoço: 8,50€

(por pessoa e por dia)

Apartamento T1 (1 a 4 pessoas) 25,00
Suplemento meia pensão (sem bebidas incluídas) 25,00

Hotel Paraíso de Albufeira

http://www.mgehotels.com/

T.0 (1/2 pessoas)

20,00 1,5 km

Suplemento de pequeno-almoço - 8,50€ (pessoa/dia)

Suplemento de Meia Pensão (sem bebidas incluídas) - 25,00€ (pessoa/dia)

T.1 (1/4 pessoas) 25,00

Hotel Vila Galé Cerro Alagoa

http://www.vilagale.com/

Duplo 58,50 1,1 km

Pequeno-almoço

incluído

Duplo Vista 70,20
Individual 49,50
Individual Vista 59,40
Suite Júnior 76,50

 

 

Alimentação


A comissão organizadora apresenta um conjunto de restaurantes na zona envolvente à Escola com descontos que proporcionam um leque variado de preços fixos em função do interesse de cada um. Para usufruir dos menus a preços de ProfMat bastará que o participante se identifique como frequentador do ProfMat.
Na Escola do ProfMat 2013 não serão disponibilizadas refeições.

Consulte aqui a lista de restaurantes e os preços que cada um praticará.

Nome Morada Menu Preço
Restaurante "Casa da Avó" Rua MFA, 97 Sopa, Prato, Bebida, Sobremesa, Café 10 €
Restaurante "Sitío do Mário" Rua das Telecomunicações, 14 Sopa, Prato, Bebida, Sobremesa, Café 7 €
Restaurante "Amorasabores" Av. dos Descobrimentos, Bella Vista Comercial, Loja 14 Prato, Bebida, Sobremesa, Café 7,50 €

 

Cursos

No domingo, dia 24, de março poderá aprofundar um tema do seu interesse, participando num dos nossos cursos que decorrem no Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente - Escola Secundária de Albufeira, em Albufeira.

Este ano os cursos adquirem um novo formato, uma vez que se realizam apenas no Domingo, com a duração de 7 horas, pelo que não são acreditados.

O horário geral das sessões de Domingo será das 9h às 17h. Os tempos de paragem e de almoço serão negociados dentro dos respectivos grupos.

Este ano os cursos propostos são os seguintes:

Nome do Curso Dinamizadores Nível de Ensino
C01

O Quadro Interativo Multimédia na Aula de Matemática

Patrícia Sampaio

Geral

C02

Simetrias com recurso ao GECLA

Ana Fraga, Arsélio Martins

Geral

C03 Origami, Dobragens em Papel

Anabela Gaio, Idália Pesquita, Ilda Rafael

Geral
C04 Funções, geometria e estatística – iniciação com a TI-Nspire

António Vidal, Alexandra Ferrão, Anete Ferreira

3º Ciclo e Ensino Secundário

C05

Calculadora Gráfica na sala de aula

Ana Cristina Martins

3º Ciclo e Ensino Secundário

C06 GeoGebra 3D para a sala de aula

José Santos dos Santos, Alexandre Trocado (Instituto GeoGebra Portugal)

3º Ciclo e Ensino Secundário

 

C01 - O Quadro Interativo Multimédia na Aula de Matemática

Patrícia Sampaio

Nível: Geral

Todas as atividades serão concretizadas em dinâmica de grupo, valorizando atitudes participativas, empenhadas e intelectualmente ativas, através da partilha de saberes e experiências, análise/resolução de propostas e produção de materiais.
Neste curso pretende-se consciencializar os formandos da importância da utilização das TIC na aula de Matemática e dos prós e contras para a utilização Quadros Interativos Multimédia na aula de Matemática; desenvolver estratégias de utilização e metodologias de exploração dos Quadros Interativos Multimédia na sala de aula; desenvolver dos Quadros Interativos Multimédia, bem dar exemplos de exercícios/tarefas/guiões de apoio à utilização dos Quadros Interativos Multimédia na aula de Matemática;
Pretende-se assim, desenvolver nos professores autonomia para o aprofundamento da utilização dos Quadros Interativos Multimédia.


C02 - Simetrias com recurso ao GECLA
Ana Fraga
Arsélio Martins

Nível: Geral

Recentemente, o Atractor, uma Associação cujo principal objetivo é o da divulgação Matemática e que integra diversas instituições contando desde da sua criação com o apoio regular do Ministério da Educação, desenvolveu um novo software denominado GECLA (sigla que significa Gerador e Classificador de Padrões).
A aposta no desenvolvimento profissional contínuo dos professores de Matemática levou a que a APM, em estreita colaboração com o Atractor, estruturasse uma formação destinada a aprofundar o nível do conhecimento e utilização do GECLA numa perspetiva de integração e aprofundamento do currículo, um investimento necessário e desejável. Além disso, para muitos professores a utilização destas tecnologias, em situação de sala de aula, não é uma tarefa fácil, devido não só ao domínio da própria tecnologia, mas também por alguma dificuldade na introdução de elementos novos nas suas práticas letivas, que podem vir a provocar, por vezes, inseguranças com que não é fácil lidar, mesmo em professores experientes. No entanto, o forte trabalho colaborativo entre todos os participantes poderá vir a ser a mola impulsionadora das novas práticas que se pretendem desenvolver.


C03 - Origami, Dobragens em Papel
Anabela Gaio, Escola Básica 2,3 Mário de Sá Carneiro – Camarate
Idália Pesquita, Escola Básica Integrada c/ JI D. Carlos I – Sintra
Ilda Rafael, Escola Secundária D. Dinis - Lisboa

Nível: Geral
Neste curso pretende-se utilizar as dobragens em papel para investigações em geometria e em números, estabelecendo conexões entre ambos. Vamos construir números racionais e irracionais, assim como polígonos e poliedros.
As propostas de trabalho enquadram-se nos currículos de matemática dos diferentes níveis de ensino e, serão diferenciadas consoante o nível de ensino dos participantes.
Tentarão servir de ponto de partida para uma investigação mais aprofundada das relações entre a matemática e o origami (quer no que diz respeito a resultados matemáticos, quer no que diz respeito à comunicação matemática) e mostrar como a dobragem de papel é uma atividade que é tanto recreativa como educacional.
Pretende-se ainda explorar as vertentes lúdica, educativa e matemática que esta técnica possui e pretende-se também, poder mostrar como a Arte está relacionada com esta técnica.


C04 - Funções, Geometria e Estatística - iniciação com a TI- Nspire

António Vidal Santos – Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos
Alexandra Ferrão e Anete Ferreira – Escola Secundária Poeta António Aleixo - Portimão

Nível: 3º Ciclo e Ensino Secundário

A TI–NSPIRE permite uma abordagem diferente no ensino da Matemática, possibilitando a alunos e professores uma maior interação na aprendizagem da Matemática, de forma simples, mas interativa e motivante.
Neste curso, iremos trabalhar diversas atividades, recorrendo às capacidades da TI- NSPIRE, nomeadamente na resolução de problemas simples, mas que permitam, por vezes, estabelecer Conexões com a Geometria, Funções, Folha de Cálculo e alguns com a Estatística; algumas das atividades propostas podem ser aplicadas na sala de aula.
Se tiver uma TI-NSPIRE traga-a consigo, para usá-la ou atualizar o software com a última versão. Se não tiver, não se preocupe, apareça na mesma, que nós levamos uma para realizar as atividades. Neste caso, traga uma “pen drive”, para poder levar as atividades que realizou neste curso.


C05 - Estudar funções, imagens e vídeos na Casio fx-CG20

Ana Cristina Martins- Escola: ES João de Deus - FARO

Nível: 3º Ciclo e Ensino Secundário

Nos dias de hoje, torna-se imperativo que no ensino da Matemática se utilizem e implementem tarefas que recorram à tecnologia, bem como à modelação Matemática, para que se potencialize a forma como se ensina e se possa dotar os alunos das competências básicas essenciais.
É urgente implementar e recriar o uso de atividades que envolvam instrumentos tecnológicos, na auto - construção do saber matemático, por parte do aluno.
Com o auxílio da calculadora gráfica e dos respetivos programas, adequados ao desenvolvimento de conteúdos criativos e originais, é possível minimizar fortemente o baixo aproveitamento dos alunos nalgumas disciplinas e, em particular, nas disciplinas de Matemática e Físico-Química. Assim dotar os professores com novas competências e práticas pedagógicas capazes de suscitar nos alunos uma maior curiosidade e vontade de aprender, torna-se imperioso!


C06 - GeoGebra 3D para a sala de aula;

Alexandre Emanuel Batista Trocado
José Manuel Dos Santos Dos Santos
(Equipa do Instituto GeoGebra Portugal)

Nível: 3º Ciclo e Ensino Secundário

Este curso pretende trabalhar com GeoGebra 5.0 Beta, em particular as vistas 3D e CAS, para a sua utilização na sala aula.
Serão discutidos vários exemplos de aplicação do GeoGebra 5.0 em diferentes tópicos da Matemática desde a Geometria até as Probabilidades.
Serão trabalhadas as diversas capacidades do GeoGebra, nomeadamente o trabalho com vistas tridimensionais, cálculo algébrico e simbólico, e a folha de cálculo.
Deste modo serão desenvolvidas as aprendizagens que o professor necessita de modo a usar
O software nomeadamente nas capacidades em desenvolvimento da versão 5.0 Beta do GeoGebra.
As versões do GeoGebra com que vamos trabalhar são as disponíveis em: hSp://www.geogebra.org/webstart/5.0/geogebra--‐50.jnlp
Ou a versão ofline disponível em: hSps://code.google.com/p/geogebra/downloads/list?can=2&q=OSX+4.9
Para o seu funcionamento é necessário que o computador esteja ligado à internet uma vez que se trata de uma versão beta em atualização.
Devem munir‐se os formandos de óculos 3D bicolores em vermelho e azul.


 

Prazos e preços da inscrição num curso

A inscrição num curso faz-se em simultâneo com a inscrição no ProfMat 2013. O preço de inscrição nos cursos inclui os materiais distribuídos nos mesmos.

Consulte os prazos e preços de inscrição no encontro no separador INSCRIÇÕES indo o número de inscrição no ProfMat se for caso disso) e o comprovativo. transferência bancária no valor da inscrição no curso. Caso o pagamento seja por cheque, deverá ser passado à ordem de APM e enviado para a morada : APM  -  Rua Dr.João Couto, nº 27

Inscrição apenas nos Cursos Até 28 de Fevereiro Até 19 de Março Após 20 de Março
Sócio 15€ 20€ 30€
Não Sócio 20€ 25€ 50€
 

 

Atas

Simpósio de comunicações 02:Geral II

A magia da Matemática
Helena Rocha, Isabel Oitavem


Simpósio de comunicações 05: Tecnologia II

O uso do teste stack no ensino b-learning
Cristina Caridade, Maria do Céu Faulhaber

Problemáticas associadas à implemantação de actividade de investigação com a calculadora gráfica
Helena Rocha


Simpósio de comunicações 06:Conhecimento do Professor

Uma oportunidade para o professor aprender analizando os erros dos alunos - um exemplo de álgebra
Leticia Sosa; José Luis Huitrado; Judith A. Hernández; Elvira Borjón; C.Miguel Ribeiro


Sessões Práticas com Discussão

SP02 - O ensino e a aprendizagem utilizando o recurso teste do Moodle
Cristina Caridade, Maria do Céu Faulhaber


Poster

Avaliação formativa num ambiente on-line
Cristina Caridade, Maria do Céu Faulhaber

Jovens-com-tecnologias: como resolvem problemas de matemática
Hélia Jacinto, Susana Carreira

Linhas de investigação e resultados do projeto problem@web: tecnologias, atitudes e criatividade na resolução de problemas
Susana Carreira, Nélia Amado, Rosa Antónia Ferreira, Jaime Carvalho e Silva, Juan Rodriguez, Hélia Jacinto, Nuno Amaral, Sandra Nobre, Sílvia Reis, Isa Martins

 

 

 

 

 

Evocação de Paulo Abrantes (1953-2003)

 

Paulo AbrantesNatural de Lisboa, onde nasceu em 1953.

Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1977. Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa em 1994 (distinção e louvor), com a dissertação «O Trabalho de Projecto e a Relação dos Alunos com a Matemática».

Foi professor do Ensino Secundário (1976-82), orientador na profissionalização em exercício (1980-82) e, a partir de 1980, autor de manuais escolares de Matemática. A partir de 1982 foi docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no Departamento de Educação, leccionando diversas disciplinas e orientando estágios nas licenciaturas em ensino e em funções de formação contínua. Durante vários anos, leccionou nos cursos de formação inicial nas Universidades dos Açores e da Madeira. A partir de 1994 leccionou disciplinas e orientou dissertações no mestrado em Educação, de que foi coordenador em 1997-98, e colaborado em cursos de pós-graduação em Portugal, Espanha e Brasil. Participou em júris de mestrado e doutoramento em várias Universidades, em Portugal e Espanha. Foi orientador de várias teses de doutoramento.

Na Faculdade de Ciências, foi membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico (1996-98), do Conselho do Departamento de Educação (1983-90 e  94), da Assembleia de Representantes (1986-90) e Presidente da Comissão de Estágios de Matemática (1987-89, 1993-96, 1998-99). Participou em diversos projectos de investigação em Educação, nalguns casos como coordenador.

Foi membro da Delegação Regional do Sul (1982 e 83), Secretário-Geral Adjunto (1984 e 85) e membro do Conselho Fiscal (1986 e 87) da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Foi sócio fundador (1986), membro da Direcção Nacional (1986-89) e Presidente da Direcção (1987-88) da Associação de Professores de Matemática; e ainda membro da Redacção (desde 1987) e Director (1994-98) da revista Educação e Matemática. Coordenou o projecto "Matemática 2001: diagnóstico e recomendações para o ensino e a aprendizagem da Matemática" (1996-98).

Foi Diretor-Geral do Departamento de Educação Básica entre 1999 e 2002 onde dinamizou o "Currículo Nacional do Ensino Básico - Competências Essenciais".
 


 

Deixe aqui o seu testemunho sobre Paulo Abrantes


Envie para o endereço pauloabrantes@apm.pt o seu testemunho pessoal e ele será aqui publicado.
Durante o ProfMat 2013 alguns desses testemunhos serão usados em cartazes nos locais do ProfMat.

 

Testemunhos enviados:

 

Júlia Torres

Agradeço de uma maneira especial ao Professor Doutor Paulo Abrantes, co-orientador da minha tese de mestrado, que com seus conhecimentos e apoio soube guiar o desenvolvimento da tese desde o início até à sua finalização.

Agradeço os seus conselhos e as palavras de alento, obrigada por me ajudar a atingir os objetivos a que me propus no trabalho de investigação.

Muito obrigada por me acompanhar em momentos difíceis da trajectória da investigação. Estou grata pelo tempo que conseguiu disponibilizar, mesmo enquanto Diretor-Geral do DEB, para discutirmos cada capítulo.

Nunca o esquecerei…

 

 

Maria do Céu Plancha


Finalistas Matemática 26/6/1976

 



Testemunhos existentes na internet:


Matilde Rebelo

Blogue “O canto do Vento”
http://ocantodovento.blogspot.pt/2006/02/paulo-abrantes.html

Blogue “Memórias Soltas de Prof e outras Memórias Soltas”
http://msprof.blogspot.pt/2005/07/14-de-julho.html

 

Maria Emília Brederode Santos

Blogue “Inquietações Pedagógicas”
http://inquietacaopedagogica.blogspot.pt/2005/07/in-memoriam-paulo-abrantes.html

 

María Jesús Luelmo

Revista “SUMA”
http://revistasuma.es/IMG/pdf/50/069-070.pdf

 

Graciano de Oliveira

Publicação “Gazeta de Matemática”, Sociedade Portuguesa de Matemática
http://gazeta.spm.pt/getArtigo?gid=83

 

Arsélio Martins

Blogue "O lado esquerdo": artigo escrito para o Semanário "O Aveiro"
http://aveiro.blogspot.pt/2003/07/profisso-professores.html

 

João Pedro da Ponte, Leonor Santos e Henrique Guimarães

Em memória de Paulo Abrantes
http://infocienciasdigital.fc.ul.pt/antigo/noticia.aspx?id=1178&info=130&seccao=documento

 


 

Textos de Paulo Abrantes disponíveis na internet

 

Um (bom) problema (não) é (só)…
http://www.esev.ipv.pt/mat1Ciclo/COORDENADORES/Materiais%20Coordenad/Textos/Abrantes%201989.pdf

A MATEMÁTICA na Educação Básica
http://departamentos.esramada.pt/mat/3ciclo/matematica_na_educacao_basica.pdf

Investigações em Geometria na Sala de Aula
http://www.rc.unesp.br/igce/demac/maltempi/cursos/curso3/Artigos/Artigos_arquivos/p_153-167.pdf

Professores, Investigação e Inovação Curricular em Matemática
http://www.prof2000.pt/users/j.pinto/textos/texto13.PDF

Matemática, projectos e oportunidades

Viver e pensar a aula de Matemática

Reforma, mentiras e professores

O Movimento Associativo e a identidade Profissional dos Professores de Matemática

Mudam-se os tempos, mudar-se-ão as vontades?

Diz-me como avalias, dir-te-ei como ensinas...

O estilo APM

Associação de Professores de Matemática: Esperança e Desafio

Projectos educativos
Ponte, J. P., Brunheira, L., Abrantes, P., & Bastos, R. (1998). Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação.
http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/data/outrosprojectos/Matematica/Documentos/Brochuras_Secundario/projectos_completo.pdf

Didáctica da matemática
Ponte, J. P., Boavida, A., Graça, M., & Abrantes, P. (1997). Lisboa: DES do ME.
http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/data/outrosprojectos/Matematica/Documentos/Brochuras_Secundario/didactica_completa.pdf

Professores de Matemática: Que formação?
Abrantes, P., & Ponte, J. P. (1982). In Actas do Colóquio sobre o Ensino da Matemática: Anos 80 (pp. 269-292). Lisboa: SPM. (Ficheiro pdf)
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/82%20Abrantes-Ponte82%20(SPM).pdf

Matemática escolar: Diagnóstico e propostas
Ponte, J. P., Martins, A., Nunes, F., Oliveira, I., Silva, J. C., Almeida, J., Serrazina, L., & Abrantes, P. (1998).  Lisboa: Ministério da Educação.
Ficheiro RTF | Ficheiro Word

 

 

Se conhecer mais textos de Paulo Abrantes disponíveis na internet escreva para pauloabrantes@apm.pt que teremos muito gosto em colocar aqui a ligação.

 

 

 

Agrupamento de Escolas Albufeira Poente - Escola Secundária de Albufeira

O Agrupamento de Escolas Albufeira Poente possui uma nova estrutura integrando agora 8 estabelecimentos de ensino.

A Escola Secundária de Albufeira, atual sede de agrupamento, foi criada em 1985 e iniciou a sua atividade em Janeiro de 1986. A criação desta escola deveu-se à falta de ensino secundário no concelho de Albufeira. Atualmente é constituída por 6 blocos, pavilhão gimnodesportivo, campo de jogos, biblioteca, centro de estudos (CESA), gabinete de saúde e gabinete dos serviços de psicologia e orientação.

A Escola Básica 2, 3 D. Martim Fernandes foi criada em 1971, é composta por 4 blocos, um pavilhão, um ginásio, um campo de jogos exterior, abrangendo uma área aproximada de 20000 m2. Todo o complexo escolar está disposto em quatro níveis inserindo-se numa zona turística e residencial.

A Escola Básica 1, 2, 3 da Guia foi inaugurada em 2011. Possui um conjunto de valências desde o auditório, salas específicas, campos de jogos e pavilhão gimnodesportivo, formando um conjunto moderno e funcional.

A Escola Básica do 1ºCiclo Nº1de Albufeira comporta dois edifícios dos Planos Centenários, com rés-do-chão e primeiro andar, num total de 8 salas. Tem ainda um espaço multimédia/biblioteca, uma sala de professores e uma sala polivalente, fazem parte ainda do espaço escolar uma cantina e um ATL.

A Escola Básica do 1ºCiclo de Sesmarias, funcionava num edifício dos Planos Centenários, neste momento as atividades letivas decorrem noutro edifício, construído com recurso às técnicas tradicionais (taipa) e com a incorporação de tecnologia amiga do ambiente.

A Escola Básica do 1ºCiclo de Vale Parra integra dois edifícios, um dos Planos Centenários e outro mais moderno. Possui biblioteca, 4 salas de aula e refeitório.

O Jardim de Infância de Vale Parra é formado por duas salas de atividades e sala de apoio à família. O espaço exterior para além de equipamentos lúdicos, também disponibiliza uma horta pedagógica.

O Jardim de Infância da Guia tem três salas de atividades, uma sala polivalente e gabinete para as educadoras. No espaço exterior existem equipamentos destinados à ocupação lúdica das crianças.

O ProfMat 2013 acontece no espaço da Escola Secundária de Albufeira e em Auditórios do Município de Albufeira.

Temos espaços e instalações para todos os participantes no ProfMat 2013.

 

 

 

 

Albufeira, cidade encantadora

Já se imaginou numa cidade antiga, com ruas mouriscas, praias límpidas e ter ao mesmo tempo o conforto que os tempos modernos oferece? Albufeira é uma cidade assim. Histórica, cosmopolita e muito acolhedora. Albufeira é uma das cidades mais antigas do Algarve. O seu nome deriva do árabe e significa “castelo do mar”. Por ocupar o lugar central da Região, torna-se mais atrativa pois condensa características quer do barlavento, quer do sotavento.

Quem chega por terra, pode observar diversas obras de arquitetura de linhas modernas, a limpeza das ruas, a vasta informação para pontos de oferta turística. Os Hotéis, as Praias, os Campos de Golfe ou o Zoomarine são exemplos dessa oferta.

Porém, ao entrar num barco para um passeio ao longo da costa, terá uma visão completamente diferente. Ao longe, permanece a tradicional brancura das casas por entre pinheiros mansos, amendoeiras e figueiras; as chaminés rendilhadas emergem ao lado de açoteias de onde pendem massas coloridas de buganvílias. As falésias e o areal causam-nos a ilusão de montanhas de ouro sobre uma toalha de prata. E tudo isto, sustentado por um mar tão sereno, e de azul tão forte. Sem dúvida, passar pela costa de Albufeira, apreciando a tranquilidade e beleza desta terra, é um passeio a não perder para quem quer conhecer verdadeiramente este destino.

Aqui, as mesas continuam a ter a presença de peixes e mariscos do dia, com a arte culinária dos nossos conceituados profissionais de restauração. À sobremesa, chegam os ecos do campo nas fatias do queijo de figo, nos morgados de amêndoa e no licor aprimorado dos medronhos.

A paixão dos Albufeirenses pelos outros, é notória não só pelo sua natural hospitalidade, pelo seu esmerado profissionalismo, como também pelo cuidado com que enfeitam as varandas das casas com flores, e na forma de como respeitam as praias e as ruas onde habitam. O bom acolhimento tradicional deste povo, abriu portas também a outras formas de degustação, não sendo por isso invulgar termos numa rua os sabores de todo o mundo nos restaurantes das mais exóticas nacionalidades. E não deixando também de ter a gastronomia típica de todas as regiões portuguesas.

Em qualquer parte, pode encontrar vestígios mouriscos e obras de arte sacra, mas se pretender conhecer tudo de uma só vez, tem um Museu de Arqueologia e um Museu de Arte Sacra com toda a história de Albufeira bem no Centro Histórico da cidade.

Sem dúvida que Albufeira é um destino encantador. Uma terra pequena, com cerca de 50 mil habitantes, porém, uma das mais importantes ao nível do Turismo da Europa Mediterrânica. Não há quem faça férias cá dentro que não conheça o ex-líbris do Turismo português.

 

 

 

 

Editado/publicado: 22/02/2021