XXV SIEM

09/04/2014 a 10/04/2014
Braga, Escola Secundária Alberto Sampaio GTI-APM

 

 

Livro de resumos e Programa do XXV SIEM

Será disponibilizado no Seminário, não precisa de o imprimir.

 


O Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) é um encontro anual organizado pelo Grupo de Trabalho de Investigação da Associação de Professores de Matemática. O XXV SIEM irá decorrer na Escola Secundária de Alberto Sampaio, Braga, nos dias 9 e 10 de abril de 2014.

Com este seminário pretende-se criar um espaço de divulgação, partilha e debate de ideias e de trabalhos, concluídos ou em curso, realizados pela comunidade de investigação em Educação Matemática. Pretende-se, também, promover a articulação entre a investigação em Educação e as práticas de ensino da Matemática.

O programa científico do XXV SIEM incluirá, tal como tem acontecido nos últimos anos, conferências plenárias dinamizadas por convidados nacionais e estrangeiros, um painel temático, o Espaço GTI, simpósios de apresentação e discussão de comunicações e uma exposição de posters. Algumas destas atividades estão integradas tanto no programa do XXV SIEM como no do ProfMat2014, pelo que se destinam aos participantes destes dois encontros.

Assim, tratando-se de uma oportunidade importante em termos de investigação e também de formação, convidam-se professores e investigadores a apresentarem os seus trabalhos relacionados com a área da Educação Matemática. Poderão fazê-lo através de comunicação ou de poster.

Todas as propostas recebidas serão submetidas a revisão científica.


COMUNICAÇÕES

As propostas de comunicação devem inclui dois resumos: um em Português e o outro em Inglês. A extensão do texto integral, excluindo os resumos, não deve ultrapassar 30 000 caracteres, incluindo espaços. O texto deve ser enviado para siemxxv@apm.pt respeitando rigorosamente as normas de formatação que constam no template.


POSTERS

As propostas de poster devem ter, no máximo, 6000 caracteres, incluindo espaços. O texto para as atas deve ser enviado para siemxxv@apm.pt respeitando rigorosamente as normas de formatação que constam no template_poster_texto.

Os posters devem ser impressos em dimensão A0 (118,9 cm de altura e 84,1 cm de largura) pelos respetivos autores e devem ser colocados no local apropriado, que será devidamente sinalizado pela organização do XXV SIEM. A afixação dos posters deve ser feita logo na abertura do seminário para que possam ser consultados ao longo do encontro. Na sessão de posters prevista para o dia 10, os autores devem estar junto dos seus trabalhos para que os possam apresentar e discutir com os participantes no seminário. Os posters devem ser elaborados segundo o seguinte template_poster_.ppt, já devidamente formatado.

 

DATAS RELEVANTES

Submissão de trabalhos até 21 de fevereiro de 2014.
Notificação de aceitação até 15 de março de 2014.
Submissão da versão final até 31de março de 2014.


SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A submissão de textos e posters deve ser endereçada à Comissão Organizadora para o email siemxxv@apm.pt


DIFUSÃO

Os trabalhos aceites para comunicação serão publicados nas atas eletrónicas do Seminário e disponibilizadas aos participantes na própria página.

Local de realização do XXV SIEM
Escola Secundária de Alberto Sampaio
Rua Álvaro Carneiro
4715-086 Braga
41º 32´ 38´´ N - Lat.
08º 24´ 52´´ W - Long.
Portugal


COMISSÃO ORGANIZADORA

Ana Boavida
Luís Menezes
Maria Helena Martinho
Rosa Antónia Tomás-Ferreira


CONTACTOS

Email: siemxxv@apm.pt
Website: http://www.apm.pt/encontro/profmat_2014_siem.php

Associação de Professores de Matemática
Rua Dr. João Couto, n.º 27-A
1500-236 Lisboa
Tel.: +351 21 716 36 90 / 21 711 03 77
Fax: +351 21 716 64 24

 

Atas do XXV SIEM

 

Atas completas

 

Introdução

Conferências Plenárias

Visualización y razonamiento. Creando imágenes para comprender las matemáticas
Inés M. Gómez-Chacón

Uma experiência de ensino centrada na multiplicação: Especificidades e desafios
Fátima Mendes


Comunicações

Um estudo sobre a inserção da educação financeira como tema curricular nas escolas públicas brasileiras
Amarildo Melchiades da Silva, Marco Aurélio Kistemann Jr., Márcio Carlos Vital

As funções exponencial e logarítmica nos manuais escolares do 12.º ano
Carla Rebimbas, Rosa Rebimbas, Teresa B. Neto

Práticas de discussão matemática no ensino da Álgebra
Cátia Rodrigues, Luís Menezes, João Pedro da Ponte

Organização e desenvolvimento curricular em Matemática em países da América Latina
Célia Maria Carolino Pires

Os números racionais no 2.º ano: Um estudo diagnóstico
Cristina Morais, Raquel Cerca, Marisa Quaresma, João Pedro da Ponte

O tema Relações Espaciais nas várias instâncias curriculares brasileiras: Algumas reflexões
Edda Curi

A complexidade do pensamento matemático e a qualidade das aprendizagens: Um modelo de análise à luz da teoria da atividade
Fernando Luís Santos, António Domingos

Utilização, uso ou integração da tecnologia: Contributo para a clarificação de um conceito
Helena Rocha

Formação de professores do 1.º e 2.º ciclos: Articulando contextos de formação e de prática
João Pedro da Ponte, Joana Mata-Pereira, Marisa Quaresma, Isabel Velez

GeoGebra e ferramentas tradicionais - Uma conjugação favorável à apropriação das isometrias
Jorge Manuel Pedrosa Gaspar, Isabel Cabrita

Resolução de problemas do campo aditivo: Um estudo sobre dados quantitativos de uma pesquisa
José Fernando Fernandes Pereira, Edda Curi

Etnomatemática em uma comunidade quilombola
José Roberto Linhares de Mattos, Elma Daniela Bezerra Lima

Os erros “comuns” dos alunos como eixo detonador para uma reflexão sobre a prática do professor de matemática
Leticia Sosa Guerrero, José Luis Huitrado Rizo, C. Miguel Ribeiro

Uma tarefa de investigação em organização e tratamento de dados no 1.º ciclo: Realização da tarefa e reflexão da professora
Luciano Veia, Joana Brocardo, João Pedro da Ponte

Conhecimento de Geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica
Luís Menezes, Lurdes Serrazina, Lina Fonseca, António Ribeiro, Margarida Rodrigues, Isabel Vale, Ana Barbosa, Ana Caseiro, Ana Martins, Cristina Loureiro, Fátima Fernandes, Graciosa Veloso, Helena Gomes, Lina Brunheira, Pedro Almeida, Tiago Tempera

Cálculo flexível e o raciocínio quantitativo aditivo em alunos dos 1.º e 2.º anos
Lurdes Serrazina, Margarida Rodrigues

Uma investigação sobre a Atividade Aritmética no Ensino Fundamental
Maria Helena Marques Loth, Amarildo Melchiades da Silva

Identificação de figuras no plano por alunos do 1.º ano de escolaridade
Maria Paula Pereira Rodrigues, Lurdes Serrazina

O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional
Marisa Quaresma, João Pedro da Ponte, Mónica Baptista, Joana Mata-Pereira

Estilos de Aprendizagem na Disciplina de Matemática em Alunos Portugueses do 10.º ano - Projeto de estudo
Miguel Figueiredo, Henrique Manuel Guimarães

O conhecimento de futuros professores do 2.º ciclo sobre números racionais: O caso de Maria
Nádia Ferreira, João Pedro da Ponte

Uma experiência de formação em Álgebra para futuros professores dos primeiros anos
Neusa Branco, João Pedro da Ponte

A emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos
Paula Serra, Margarida Rodrigues

Estatítstica e Cidadania: Conexões no 6.º ano de escolaridade
Paula Silveira Quintas, Lina Fonseca, Maria Manuel Nascimento

A mídia vídeo e a formação de professores que ensinam Matemática: Um panorama de pesquisas brasileiras
Paulo Henrique Rodrigues, Renata Viviane Raffa Rodrigues, Márcia Cristina de Costa, Trindade Cyrino, Hélia Margarida Oliveira

O papel das diversas representações na resolução de problemas, em diferentes contextos, no estudo da proporcionalidade inversa
Sandra Nobre, Nélia Amado, João Pedro da Ponte


Posters

O uso dos laboratórios de informática nas aulas de matemática das escolas estaduais de Presidente Prudente
Eliel Constantino da Silva, Débora de Oliveira Medeiros, Maria Raquel Miotto Morelatti

Massive Open Online Course (MOOC) na Educação Matemática: Possibilidades
Liamara Scortegagna, Luis Felipe da Silveira

A Educação Financeira na Matemática do ensino básico: Uma leitura da produção de significados
Marcelo Bergamini Campos, Amarildo Melchiades da Silva

A participação de estudantes da Licenciatura em Matemática em um projeto colaborativo
Mercedes Carvalho, Abigail Fregni Lins, Patrícia Sandalo Pereira

Formar professores de matemática: Estágios nas salas do 5.º ano do ensino fundamental
Mercedes Carvalho

Aprendizagem colaborativa: A plataforma na Internet, WGL - Uma Oficina de formação
Vanda Santos, Helena Campos, Pedro Quaresma

As potencialidades da disciplina Álgebra Linear: Uma discussão direcionada à formação do professor de Matemática
Vitor Rezende Almeida, Aretha Fontes Alves, Amarildo Melchiades da Silva

 

 

 

Prazos e Preços

 
Preços ProfMat 2014 Até 9 de Março (€) * Até 8 de Abril (€) Após 8 de Abril (€) (2)
Sócio 75 95 200
Sócio - Estudante (1) 38 48 100
Não Sócio 140 170 300
Não Sócio - Estudante (1) 75 95 200
Sócio traz sócio 67,5 85,5 180
Escola Sócia 75 95 200
Acompanhante 35 45 50

Acompanhante: Inclui jantar do ProfMat, programa social e acesso às sessões plenárias. Não será emitido certificado.
 

Preços SIEM Até 9 de Março (€) * Até 8 de Abril (€) Após 8 de Abril (€) (2)
Sócio 65 115 200
Não Sócio 120 170 200
Sócio traz sócio 58,5 108 180
Escola Sócia 65 115 200

 

ProfMat e SIEM Até 9 de Março (€) * Até 8 de Abril (€) Após 8 de Abril (€) (2)
Sócio 110 185 370
Sócio - Estudante (1) 70 138 270
Não Sócio 230 310 470
Não Sócio Estudante (1) 165 235 370
Sócio traz sócio 99 166,5 333
Escola Sócia 110 185 370

 

(*) O preço de inscrição no ProfMat 2014 inclui um jantar, as atas do encontro e a participação nos programas científico, cultural e social.

(1) Consideram-se estudantes aqueles que estão a frequentar licenciaturas ou mestrados profissionalizantes (deve ser enviado comprovativo da sua situação para a APM). Excluem-se dessa situação os doutorandos e os mestrandos (mestrados académicos).

​(2) A organização informa que não garante pastas e atas aos participantes.

 

Data limite de devoluções

Até 10 de Março as desistências são reembolsadas em 50% do valor pago.

 

Processo de Inscrição

O processo de inscrição só se considera concluído com o respectivo pagamento, que deverá ser efetuado até 15 dias após a data da inscrição.

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas poderá contactar a Comissão Organizadora através do endereço: profmat2014@apm.pt ou siemxxv@apm.pt

 

Forma de Pagamento

Transferência bancária
Para a nossa conta nº 0 3250 0664 9930, NIB 0035 0325 00006649930 10. No caso de optar por esta forma de pagamento, envie o comprovativo por email para o endereço encomenda@apm.pt, com o nº da encomenda a que diz respeito, sob pena de o pagamento não ser considerado.

Multibanco
Pague em qualquer caixa da rede Multibanco. No final da inscrição, a APM envia-lhe um email com os elementos necessários para que efectue o pagamento da sua encomenda em qualquer das caixas da rede Multibanco utilizando a opção Pagamento de Compras.

 

 

 

Inscrição

 

Aproveite a pausa letiva da Páscoa para vir até Braga e participar no ProfMat2014 e no XXV SIEM.

Prevê-se que este ano 15 horas do encontro nacional ProfMat sejam acreditadas na modalidade de curso de formação. Os participantes que desejarem o percurso formativo acreditado devem utilizar os conteúdos das diferentes sessões para a realização de um trabalho de reflexão.


 

 

 

 

 

Como chegar

 

As entradas de Braga em direção ao centro encaminham-nos para as avenidas mais importantes, nomeadamente Av. Imaculada Conceição, Av. João XXI e Av. da Liberdade. A Escola Secundária de Alberto Sampaio (ESAS) encontra-se muito perto desta última avenida:

Coordenadas GPS:  41º 32´ 38´´ N - Lat. 08º 24´ 52´´ W - Long. Portugal

 

 

Escola Secundária Alberto Sampaio (ESAS)

 

 

Se entrar na cidade pela autoestrada o percurso é o seguinte:
1.  Siga nordeste em frente A3
2.  Siga pela saída 8 em direção a A11/Guimarães/N14/Braga/Celeirós
3.  Convergir com IP9
4.  Continue até A11
5.  Siga pela saída em direção a N14/Porto/Celeirós/Braga Sul
6.  Mantenha-se à direita no cruzamento, siga as indicações para Braga (Sul) e vire para Av. Miguel Torga
7.  Siga pela saída em direção a Nogueira/Fraião/Sameiro
8.  Vire à esquerda em direção a Rua do Picoto
9.  Vire à direita para continuar na Rua do Picoto
10. Vire à esquerda em direção a Estrada Via Falperra/N309
11. Vire à direita em direção a Rua Álvaro Carneiro
12. Na rotunda, siga pela 2.ª saída e continue na Rua Álvaro Carneiro
13. Escola Secundária de Alberto Sampaio

 

Se entrar na cidade pela N14 o percurso é o seguinte:
1. Siga para norte na Av. de S. Lourenço/N14 em direção a Rua das Andrias
2. Na rotunda, siga pela 2.ª saída para Av. Cidade do Porto/N103
3. Mantenha-se à direita para continuar em direção a Av. da Liberdade/N101
4. Siga pela rampa para Guimarães/Centro/Sameiro
5. Vire à direita em direção a Av. da Liberdade/N101
6. Na rotunda, siga pela 3.ª saída para Largo da Devesa/N309
7. Vire à esquerda em direção a Rua Álvaro Carneiro
8. Na rotunda, siga pela 2.ª saída e continue na Rua Álvaro Carneiro
9. Escola Secundária de Alberto Sampaio

 

Se entrar na cidade pela N103 o percurso é o seguinte:
1. Siga para norte na N103 em direção a EM1351
2. Na rotunda, siga pela 2.ª saída para Av. do Fojo
3. Na rotunda, siga pela 2.ª saída para Av. de S. Pedro
4. Na rotunda, siga pela 3.ª saída para Av. de S. Bento
5. Na rotunda, siga pela 3.ª saída para Av. General Carrilho da Silva Pinto
6. Continue até Av. João Paulo II
7. Continue até Av. João XXI/N101/N103
8. Siga pela rampa para Guimarães
9. Continue em frente 10.
10. Vire à esquerda em direção a Av. da Liberdade/N101
11. Na rotunda, siga pela 3.ª saída para Largo da Devesa/N309
12. Vire à esquerda em direção a Rua Álvaro Carneiro
13. Na rotunda, siga pela 2.ª saída e continue na Rua Álvaro Carneiro
14. Escola Secundária de Alberto Sampaio

Se entrar na cidade pela N101 o percurso é o seguinte:

 

Para quem optar por vir de transportes públicos, a partir da Central da Camionagem o percurso é o seguinte:

- Caminhar para Gabriel P Castro II
- AUTOCARRO 80 para ESPÍRITO SANTO (FALPERRA)

Partida Gabriel P Castro II

Chegada Devesa (Alberto Sampaio)

Serviço operado por Transportes Urbanos de Braga.

- Caminhar para Escola Secundária Alberto Sampaio.

 

Para quem optar por vir de transportes públicos, a partir da Estação de Caminhos-de-ferro o percurso é o seguinte:

- Caminhar para Rotunda Estação I
- AUTOCARRO 90 para NOGUEIRÓ

Partida Rotunda Estação I

Chegada Bernardo Sequeira
- AUTOCARRO 5 para QUINTA DA CAPELA (FORÇAS ARMADAS)

Partida Bernardo Sequeira

Chegada Porfírio Silva

Serviço operado por Transportes Urbanos de Braga.

- Chegar a Escola Secundária Alberto Sampaio.

 

 

Estacionamento

À volta da Escola Secundária de Alberto Sampaio, encontra-se uma vasta zona de estacionamento (Rua Álvaro Carneiro, Rua Raúl Gomes, Rua Santo Adrião, Rua Dr. Humberto Soeiro), como se pode observar pela imagem:

Estacionamento

 

Alojamento


A Comissão Organizadora estabeleceu contacto com várias unidades hoteleiras. As sugestões que se expõem pretendem ser diversificadas relativamente às várias condições oferecidas, sendo que os preços apresentados têm, todos eles, desconto incluído para os participantes do ProfMat e/ou SIEM.

As reservas devem ser feitas diretamente para as unidades hoteleiras, com a maior brevidade possível, identificando-se como participante do ProfMat2014 e/ou SIEM.

Recomenda-se a utilização do correio electrónico.

Lista de Hotéis Oficiais - última atualização 17/2/2014

 

Onde Comer


Restaurantes perto da ESAS:

- Restaurante de St. Adrião | junto à Santinha de Braga
- Dieci Pizza | conselheiro Lobato
- Restinga e Doca Mar |  junto à BP
- Doca Mar |  junto à BP
- Casa do Feijão

 

Promoções

Sócio traz sócio

Ao trazer um novo sócio para a APM poderá obter um desconto de 10% na inscrição do ProfMat, assim como o seu amigo, novo sócio. Na inscrição selecione a opção ProfMat+Sócio ou ProfMat+SIEM+Sócio.
Atenção: o novo sócio deverá associar-se antes de efetuar a sua inscrição no ProfMat e deve mencionar o nome do sócio envolvido, que também irá beneficiar do desconto

 


Escola Sócia

Se a sua escola é sócia da APM, inscreva-se com preço de sócio! Inscreva-se escolhendo a opção  Professor - Escola Sócia - ProfMat ou Professor - Escola Sócia - SIEM ou Professor - Escola Sócia - ProfMat+SIEM .

Consulte a nossa tabela de preços!

Se pretender algum esclarecimento adicional não hesite em contactar a comissão organizadora - profmat2014@apm.pt

 

 

 

Novidades

 

Teatro Circo

 

Teatro Circo

"Longa Viaxe"  em exibição no Teatro Circo, a 10 de abril às 21h 30min por apenas 3.5€ para os participantes do ProfMat2014.

Apenas terá de apresentar na bilheteira o crachá do ProfMat2014.

Longa Viaxe cara á noite

Longa Viaxe cara á noite - caderno pedagógico

 

 

Alguns restaurantes a não perder em Braga

Cozinha Tradicional

No centro:
- Inácio | Campo da Hortas, 4  [Centro]
- Centurium | Avenida Central, 134 [Centro]
- Expositor do Migaitas | Parque de exposições | www.restaurantemigaitas.com


Nas proximidades da ESAS:
- Quinta da Capela |Praça Dr. Araújo Malheiro, 75
- Arcoense | Rua Engenheiro José Justino Amorim 96


Um pouco mais longe:
- Maia | Largo do Sameiro [Sameiro]
- Pórtico | Lugar do Arco [junto ao elevador do Bom Jesus]


Petiscos / Típicos:
- Taberna familiar: Casa Estarola | Rua de S. Vítor 91 [Perto do centro]
- Tapas: Mercado das Tapas | Praça Conde Agrolongo, 116 [Centro]


Temáticos:
- Vegetariano: Anjo Verde | Largo da Praça Velha, 21 [Centro Histórico]
- Japonês: Nikko | Largo de S. Paulo, 1 [Centro Histórico]
- Chinês: Norte da China| Rua de S. Vicente, 15 [Centro]
- Marisqueira: Sagres Marisqueira| Rua Bernardo Sequeira, 160 [Stª Tecla]
- Hamburgaria Gourmet: Alta Burguesia| Rua D. Diogo de Sousa, 83 [Centro Histórico]
- Francesinha: Taberna Belga| R. Cónego Luciano Afonso dos Santos [S. Vicente]

 

Espetaculo da Acrobática

Ginástica Acrobatica

 

dia 10, às 19h 30min
no Pavilhão Gimnodesportivo da ESAS

 

 

 

 

 

Escola Secundária Alberto Sampaio

A Escola Secundária de Alberto Sampaio tem a sua origem no decreto régio de 11 de Dezembro de 1884, quando Braga foi dotada com ensino técnico a funcionar na Escola de Desenho Industrial, sita no Largo das Carvalheiras.

Mais tarde, passou a denominar-se de Escola Industrial Bartolomeu dos Mártires, integrando, no século XX, o Curso Elementar de Comércio. A partir de 1936, ficou instalada na Rua do Castelo e, apesar do decreto-lei de 1948 estabelecer a separação entre Escola Técnica Bartolomeu dos Mártires e Escola Industrial e Comercial Carlos Amarante, um outro, de 31 de Maio de 1951, fundiu-as na Escola Comercial e Industrial de Braga.

A partir de 1971, ao abrigo do decreto-lei n.º 457, de 28 de Outubro, o ensino técnico secundário passou a ser ministrado por duas escolas em Braga, ficando a parte industrial na Escola Técnica Carlos Amarante e a comercial na Escola Técnica de Alberto Sampaio mantendo esta as instalações na Rua do Castelo.

Através da portaria n.º 608/79 de 22 de Novembro, a escola passou a designar-se de Escola Secundária de Alberto Sampaio. Em 1980 as suas instalações são transferidas para a Quinta de Santo Adrião.

Em 2007, no quadro da avaliação externa das escolas, de acordo com o DL 31/2002 de 20 de Dezembro e o despacho conjunto n.º 370/2006 de 3 de Maio, à ESAS foi atribuída a classificação máxima em todos os domínios: resultados dos alunos, prestação do serviço educativo, organização e gestão escolar, liderança, capacidade de auto-regulação e melhoria da escola. Assim, a ESAS encontra-se entre as cinco escolas que, a nível nacional, obtiveram a classificação máxima em todos os domínios da avaliação externa.

No ano letivo de 2009/2010 a Escola Secundária de Alberto Sampaio integrou o Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário. A reconstruída ESAS é agora constituída por três edifícios (um Edifício Central, um Pavilhão Gimnodesportivo, com dois ginásios e Edifício das Artes do Espetáculo) e possui vários serviços de apoio - Biblioteca integrada na Rede Nacional de Bibliotecas, Núcleo de Apoio Educativo, Gabinete de Apoio ao Alunos e as Famílias, bem como espaços, equipamentos e instalações adequados à sua missão e as metas e objetivos que estabeleceu no respetivo Projeto Educativo.

Em 2013 a ESAS, integrou um processo de agregação com o agora extinto Agrupamento de Escolas de Nogueira, dando origem ao Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio. Este agrupamento integra seis Jardins de Infância, seis Escolas do 1.º Ciclo, duas EB1/JI, uma Escola dos  2.º e 3.º Ciclos e a Escola Secundária de Alberto Sampaio, escola sede.

A Escola Secundária Alberto Sampaio pode ser contactada em:

ESAS

Planta da escola

 

 

 

Editado/publicado: 26/02/2021