Trilhos matemáticos na nossa terra

como participar

Como proposta de atividade para o primeiro Dia Internacional da Matemática (DIM), a Associação de Professores de Matemática sugere a construção / recolha de trilhos matemáticos no local onde vivem ou estudam.

O que é um trilho matemático?

Um trilho matemático consiste num percurso com várias paragens, ao longo do qual os alunos se relacionam com a matemática que os rodeia: nas várias paragens do percurso, os alunos identificam elementos matemáticos, resolvem tarefas baseadas nesses elementos, estabelecem conexões entre a matemática escolar e outros aspetos da vida quotidiana. Um trilho matemático proporciona aos alunos experiências de aprendizagem acerca dos conceitos da matemática escolar, estimulando-os, simultaneamente, a usar e aplicar, em contexto real, o que aprendem na sala de aula, e a valorizarem a matemática como um aspeto integrante da vida.  

Se com este trabalho se quiserem associar também à possibilidade de integrar uma exposição no ProfMat2020, devem ter em atenção as seguintes indicações de participação:

Quem pode participar?

Pode participar qualquer turma / grupo de turmas de qualquer nível de ensino, do pré-escolar ao ensino superior, desde que exista um professor da escola responsável por essa participação. Cada escola pode apresentar, no máximo, um trilho por ciclo de escolaridade.

Como participar?

Os trabalhos serão apresentados na modalidade de poster.

O poster é elaborado num ficheiro de apresentação que será disponibilizado, a partir de 15 de fevereiro, em www.apm.pt, e terá que ser enviado para apm.direcao@gmail.com, até 15 de abril de 2020.

O poster deve apresentar o trilho matemático, construído com base num percurso pelo local (vila, cidade, bairro…) que a(s) turma(s) propõe(m). Deve também incluir imagens da realização da atividade no DIM.

Como elaborar o poster?

O poster deve apresentar de forma clara o percurso escolhido e as respetivas paragens. Em cada paragem, deve ser proposta uma tarefa matemática de modo a que, no seu conjunto, existam tarefas de natureza diversificada (exercícios, problemas, explorações, enigmas, charadas, adivinhas, curiosidades, passatempos, etc.). As tarefas devem ser dirigidas aos alunos do nível de ensino da turma concorrente. As tarefas podem centrar-se todas numa determinada temática (geometria, álgebra, números, organização e tratamento de dados, … funções, … análise, topologia…), mas também podem abranger vários conteúdos programáticos de um mesmo ano/ciclo ou nível de escolaridade.

As tarefas matemáticas a construir devem ter por base aspetos do local escolhido e que inspiram as paragens do trilho matemático. Por exemplo, as tarefas podem ser inspiradas em vistas do Google maps ou Google Earth, mapas, plantas, sinalética, passeios, pavimentações, azulejos, edifícios, monumentos, janelas, ferro forjado, cantaria, artesanato, trajes regionais, bordados, jardins, paisagens, vistas aéreas, músicas, danças, etc. que existam nos inúmeros locais da vossa terra e que podem servir de paragem do percurso escolhido.

Cada paragem do percurso deve ser claramente identificada no poster através de uma fotografia do(s) elemento(s) matemático(s) que se pretende destacar na tarefa respetiva.

Indicações para apresentação do poster

O poster deve ser elaborado com base no ficheiro powerpoint que serve de modelo e que está disponível em www.apm.pt:

  • não deve ser alterada a disposição pré-formatada, uma vez que está já preparada em proporção para uma impressão em A1 (840mm x 594mm);
  • o tamanho e o tipo de letra do cabeçalho não devem ser alterados;
  • o espaço para os logótipos, no rodapé do poster, só deve ser utilizado para esse efeito;
  • o logótipo da escola deve ser inserido no espaço indicado para o efeito, no cabeçalho;
  • à excepção do primeiro parágrafo, que deve ocupar a largura do poster inteiro pois destina-se à identificação do trilho proposto, a disposição do texto e das imagens fica a cargo das escolas;
  • podem ser alterados os tamanhos dos espaços para texto e para imagem que figuram no ficheiro modelo.

Uma vez introduzido o texto e as imagens, o ficheiro deverá ser gravado com o nome do respetivo Professor Responsável pela proposta_TrilhoMatDIM_Nome da escola (por exemplo, Hepatia de Alexandria_ TrilhoMatDIM_Eb23Hipona.pptx) e enviado, como foi dito, por correio electrónico para apm.direcao@gmail.com, até 15 de abril de 2020.

Todos os trabalhos recebidos serão sujeitos a uma revisão e seleção, podendo ser propostas algumas correções, por forma a terem condições de ser impressos e expostos durante o ProfMat2020 e a poderem vir a integrar uma posterior publicação.

Critérios de seleção

  • Correção matemática
  • Riqueza matemática (diversidade e aspetos desafiantes)
  • Relevância didática (relativa a cada nível de ensino)
  • Coerência e exequibilidade do percurso
  • Originalidade e criatividade
  • Aspeto gráfico

Esperamos que esta sugestão possa ajudar a celebrar o primeiro Dia Internacional da Matemática com entusiasmo e relevância.

De uma forma ou de outra, não deixe de levar os seus alunos a participar no DIM.

Bom trabalho e boa participação!