A Associação de Professores de Matemática (APM) é uma associação portuguesa de professores ligados à educação matemática, que abrange todo o território nacional e todos os níveis de escolaridade, do ensino pré-escolar ao ensino superior.
A APM é uma associação com objetivos próprios, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública, que foi criada em 1986, contando atualmente com cerca de quatro milhares de sócios.
A APM tem duas publicações periódicas: a revista Educação e Matemática, distribuída gratuitamente aos sócios, cuja periodicidade é de cinco números anuais, sendo um deles duplo e temático; a Quadrante, revista de investigação em educação matemática, de periodicidade semestral, sendo um dos seus números temático.
A APM disponibiliza uma diversidade de publicações e materiais para apoio à atividade profissional dos professores.
A APM promove anualmente a realização de encontros nacionais — o ProfMat, o Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) e o encontro A Matemática nos Primeiros Anos — e encontros regionais, que muito contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. A formação contínua é ainda promovida através do Centro de Formação da APM.
Estas atividades são promovidas pelos sócios que, para além da participação nos órgãos associativos, trabalham colaborativamente em Grupos de trabalho, Núcleos Regionais e Comissões Organizadoras de eventos.
Os seus objetivos são:
A APM é apoiada pelo Ministério da Educação, através da autorização de destacamentos de docentes em regime de mobilidade estatutária.
As docentes Lurdes Figueiral (presidente da direção), Renata Carvalho (vice-presidente da direção e diretora do Centro de Formação da APM) e Lucília Teles (vice-presidente da direção), encontram-se em regime de mobilidade estatutária no ano 2019/2020, a fim de prestarem apoio às atividades a desenvolver pela APM.
Para saber mais sobre a APM, consulte os estatutos (em formato pdf) e o Curriculum (em formato pdf).
Consulte mais informações sobre a APM.