V Encontro de Professores APM-IE

De acordo com normativos da Universidade de Lisboa inscritos no plano de contingência relativo ao Covid-19, este encontro não pode realizar-se nas datas previstas, pelo que as inscrições foram encerradas.

Nova data será anunciada oportunamente. Todas as pessoas que já procederam à sua inscrição e ao respetivo pagamento serão contactadas pela organização; caso esteja nestas condições e não seja contactado até sexta-feira, dia 6 de março, deverá enviar mensagem para o endereço apmsocio@gmail.com.

Apresentação do Encontro

O quinto encontro de professores organizado pela Associação de Professores de Matemática e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no âmbito do protocolo de colaboração entre estas instituições, será dedicado à reflexão sobre Gestão Curricular em Matemática no quadro dos atuais documentos curriculares de natureza geral e específicos da disciplina.

Pretende-se com este encontro, proporcionar um tempo e um espaço de formação de professores e aprofundar a reflexão e o debate em algumas questões relativas à Matemática no Currículo.   Com esta finalidade apresenta-se um Programa do encontro com três Sessões plenárias — duas conferências seguidas de debate e um painel de apresentação das conclusões de Grupos de Discussão — e sessões paralelas de Grupos de Discussão por ciclos de escolaridade.

O encontro realiza-se em Lisboa no Instituto de Educação, a 9 de maio de 2020, entre as 9 horas e 30 minutos e as 17 horas.

A Associação de Professores da Matemática e o Instituto de Educação convidam à participação os professores do ensino básico e do ensino secundário, a quem o encontro é particularmente dirigido.

O encontro será certificado como ação de curta duração de 6 horas (Despacho n.º 5741/2015 Artigo 3.º) para os grupos de docência 110, 230 e 500.

Tenha em atenção os prazos e condições de inscrição.

Programa do encontro

Sessões Plenárias

9:30 Sessão de abertura

10:00 Conferência

Gestão curricular em Matemática: a face oculta do trabalho do professor

Ana Paula Canavarro, Universidade de Évora e UIDEF, Universidade de Lisboa

Resumo:

O professor é entendido como aquele que ensina. Dar aulas e avaliar os alunos são as duas atividades profissionais que ao professor são inequivocamente reconhecidas. No entanto, a montante, a preparação letiva é uma atividade incontornável, que se inicia com um conjunto de decisões, tomadas com critérios pessoais e/ou coletivos, que podem ser explícitos ou implícitos, e de onde resulta afinal o currículo a ensinar. Neste processo, o professor tem de gerir diversos recursos, a começar pelo currículo oficial que nem sempre é considerado, tendo em conta os fatores de influência específicos do contexto escolar em que trabalha sob o risco de definir um currículo que não se adequa, em última análise, aos respetivos alunos. Nesta conferência, entre exemplos e teoria, reclamo que o processo de gestão curricular, complexo e exigente, constitui o ponto de partida de todo o trabalho do professor, o qual, individualmente e com os colegas, está fatalmente destinado a exercer o seu papel de protagonista curricular — e, por tal, por todos deve ser valorizado.

14:45 Painel de síntese dos grupos de discussão

Moderação: Hélia Oliveira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

15:45 Conferência

Um olhar de fora para dentro: o que os estudos internacionais nos dizem…

Leonor Santos, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Resumo:

Tal como na maioria dos países europeus, Portugal tem vindo a desenvolver processos de desenvolvimento curricular, a nível nacional, ao longo das últimas décadas. Carecem contudo estudos portugueses em larga escala que nos permitam conhecer qual a evolução das práticas de ensino dos professores e das aprendizagens matemáticas dos alunos, decorrentes desses processos. Embora com as devidas cautelas, partindo de resultados de estudos internacionais que têm envolvido Portugal, nesta conferência procurarei analisá-los e discuti-los, de modo a esboçar uma imagem da situação atual e perspetivar linhas de intervenção a desenvolver a curto e médio e prazo.

16:45 Sessão de encerramento

Grupos de Discussão

Resumo:

Neste encontro, os grupos de discussão têm como objetivo proporcionar aos participantes, por nível de ensino, um espaço de partilha e de debate acerca do modo como se pode gerir o currículo de matemática e o que ter em conta na tomada de decisões do professor nessa gestão.

Professores de várias escolas irão partilhar práticas e experiências nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de ensino básico e no ensino secundário. Neste sentido, cada participante deverá inscrever-se no grupo de discussão referente ao nível de ensino em que pretende participar. O número de participantes por grupo de discussão é limitado.

1.º ciclo 

Célia Mestre (AE Romeu Correia – EB1/JI de Vale Flores)

Rui candeias (AE Terras de Larus – EB1 Quinta de Santo António)

Fátima Rodrigues (AE Pêro da Covilhã – EB1 do Rodrigo)

Moderação: Renata Carvalho (APM)

2.º ciclo

Margarida Abreu (AE Cândido de Figueiredo de Tondela – EB de Tondela)

Conceição Santos (AE Tomás Cabreira- Escola Joaquim Magalhães)

Maria Captivo (Colégio Pedro Arrupe)

Moderação: Maria Irene Segurado (AE Lapiás – EB 2,3 Dr. Rui Grácio)

3.º ciclo

Paulo Alvega (AE Queluz Belas – EBS Padre Alberto Neto)

Paulo Correia (AE de Alcácer do Sal – ES de Alcácer do Sal)

Jenny Campos (AE Henriques Nogueira – ES Henriques Nogueira)

Moderação: Lucília Teles (APM)

Ensino Secundário

João Almiro (AE de Tondela – Tomaz Ribeiro – ES de Tondela)

Nuno Santos (Colégio Pedro Arrupe)

Teresa Olga (AE Alfredo Silva – EBS Alfredo da Silva)

Moderação: Ana Henriques (IE-ULisboa)

Inscrições

Destinatários:

professores dos grupos 110, 230 e 500

doutorandos e mestrandos na área do ensino da matemática

Preços:

sócios da APM com estatuto de estudantes – gratuito

estudantes do IE-UL – gratuito

estudantes de outras instituições – 12,00€

sócios da APM – 12,00€

professores de escolas associadas da APM – 17,00€

professores não associados – 22,00€

Prazos:

Data limite de inscrição: 30 de abril, sujeita a limite de número de inscrições

Nota: deve inscrever-se de acordo com o nível de ensino do Grupo de Discussão em que pretende participar, clicando no botão respetivo

Comissão Organizadora

Ana Cláudia Henriques, IE-ULisboa

Hélia Oliveira, IE-ULisboa

Henrique Guimarães, IE-ULisboa

Joana Mata-Pereira, IE-ULisboa

João Pedro da Ponte, IE-ULisboa

Leonor Santos, IE-ULisboa

Marisa Quaresma, IE-ULisboa

Lucília Teles, APM

Lurdes Figueiral, APM

Renata Carvalho, APM

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