A Matemática nos Primeiros Anos 2020

XXIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos) 

A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS é o epíteto de um encontro nacional promovido pela Associação de Professores de Matemática. Especialmente dedicado a docentes da educação Pré-Escolar e do Ensino Básico (1.º e 2.º ciclos) acolhe também estudantes da formação inicial desde que as Escolas Superiores de Educação começaram a ser os anfitriões do evento.

Quando a Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve se prontificou a receber esta XXIII edição, a segunda a realizar-se no Algarve, ninguém suspeitava que a realidade do espaço seria um bem adiado pela necessidade de manter as condições de prevenção da saúde pública. Mas se a adversidade impõe o adiamento de uma realização presencial, a tenacidade da comissão organizadora encontrou, na realização online, uma forma de não interromper a ocorrência anual que se mantém desde o ano 2000.

O 23.º ENCONTRO NACIONAL – A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS será realizado online a 7 de novembro de 2020. São objetivos essenciais deste encontro:

  • Proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes do Ensino Básico, Educadores de Infância, estudantes e outros profissionais ligados a estes níveis de ensino.

  • Promover a permuta de conhecimentos e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da Matemática nos primeiros anos de escolaridade.

Todos os anos, mas talvez com maior razão este ano, é importante mantermos e reavivarmos o desejo de fazer sempre melhor. O que para muitos de nós foi a novidade do ensino a distância não traz novidade nos objetivos dos que vivem dedicados à educação: melhorar as práticas para uma melhor qualidade da educação. Participe!

Reserve já o dia 7 de novembro

Inscreva-se, participe e divulgue

Programa e resumos (pdf)

Horas
Sessões

08:50

 

09:05



09:15

 


11:00

Receção
Momento musical com violoncelo: André Correia da Rocha

Abertura
Presidente da APM: Lurdes Figueiral
Diretora do CFAPM: Renata Carvalho


Painel Plenário


Os desafios do ensino a distância nos primeiros anos de escolaridade

Susana Ferreira, AE Rio Arade
Sylvie Baltazar, AE Tomás Cabreira
Nuno Garção, AE de Silves
Ana Paiva, FCHS – Universidade do Algarve

11:00
11:15
Pausa

11:15

 

 

 

 

12:15

Conferências Temáticas

ConfT1
Brincar, livre iniciativa e aprendizagens matemáticas, nos espaços exteriores, em educação de infância (Pré-escolar)
Gabriela Portugal, Universidade de Aveiro, CIDTFF
moderação: Cristina Loureiro

ConfT2Matemática na rua (1 e 2 CEB)
Maria Conceição Santos, AE Tomás Cabreira
Susana Fernandes, Universidade do Algarve
moderação: Margarida Rodrigues e Neusa Branco

12:20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13:20

Simpósios de Comunicações

SC A — 1.º e 2.º CEB (moderação: Irene Segurado)

Afinal a divisão aumenta! O uso de modelos na compreensão da divisão de frações.
Sofia Graça, Instituto de Educação – Universidade de Lisboa

Escadas Numéricas – Investigação em matemática no 1.º ciclo e 2.º ciclo do Ensino Básico
Rita Fernandes, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação – ESELx

Uma experiência motivadora: “O UBBU”
Paulo Jorge Fazenda Salvado Xavier, Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã

 

SC B — 1.º CEB (moderação: Fátima Rodrigues)

CODEINNOVA – Um currículo de Programação para o Ensino Básico
Maria José Rodrigues, Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres

ETWINNING matemático
Fernando das Neves Baptista, Agrupamento de escolas A Lã e a Neve, Escola dos Penedos Altos, Covilhã

Jogo do Semáforo e Técnicas de Multiplicação
David Filipe Caldeira Martins, Agrupamento de Escolas Silves Sul / Centro de Ciência Viva de Tavira (CCVT)

 

SC C — 1.º e 2.º CEB (moderação: Margarida Abreu)

O estudo de aula na formação inicial de professores dos primeiros anos Destinatários: Futuros professores e professores em serviço
Linda Cardoso, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Práticas reflexivas de uma futura professora de matemática
Manuel Vara Pires, Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança

Recursos educativos digitais para o 1.º e o 2.º ciclos do Ensino Básico
Catarina Delgado, Escola Superior de Educação – IP de Setúbal
Fátima Mendes, Escola Superior de Educação – IP de Setúbal

 

SC D — 1.º CEB (moderação: Helena Amaral)

(Re)Inventar o Ensino da Matemática no Ensino à Distância  
Sílvia Leandra de Sousa Moreira, Colégio Casa Mãe

Quando o humor é sério: Possibilidades para a aula de Matemática
Luís Menezes, Escola Superior de Educação de Viseu

O Papel do erro na formulação e resolução de problemas
Ana Lúcia Bento Miguens, PaRK- International School

 

SC E — Pré-escolar e 1.º CEB (moderação: Cristina Loureiro)

“Com quem me pareço”
Leila Pessôa Da Costa, Universidade Estadual de Maringá
Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Universidade Estadual de Maringá
Regina Maria Pavanello, Universidade Estadual de Maringá

Desenhar em geometria
Joana Conceição, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Margarida Rodrigues, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

“Encaixando bolas”
Leila Pessôa Da Costa, Universidade Estadual de Maringá
Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Universidade Estadual de Maringá
Regina Maria Pavanello, Universidade Estadual de Maringá

 

SC F — 1.º CEB (moderação: António Guerreiro)

Projeto Erasmus+ E-STEAM: Estarão os “estereótipos de género” nas áreas E-STEAM a condicionar as escolhas futuras dos/das alunos/alunas?
Nuno Miguel Castelinho Garção, Agrupamento de Escolas de Silves

Alguns contributos de um robô para uma aprendizagem interdisciplinar!
Ana Caseiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
Ricardo Machado, Instituto Superior de Educação e Ciências, Escola Superior de Educação de Lisboa, & CICS.NOVA

A utilização do Google Classroom no 1.º Ciclo
José Couto, EDUFOR

13:20
14:30
Almoço

14:30









































 

 


16:30

Sessões Práticas

SP1
Recursos digitais no trabalho com números e operações no 1.º ciclo (1 CEB)
Neusa Branco e Susana Colaço – ESE Santarém

SP2
Recursos digitais e interativos para a Matemática no 1º Ciclo (1 CEB)
Ana Oliveira, Associação Atractor

SP3
Manipuláveis virtuais: um recurso para explorar matemática (1 e 2 CEB)
Renata Carvalho, APM

SP4
Cubos digitais e cubos reais (1 e 2 CEB)
Cristina Loureiro, ESE de Lisboa
Graça Pereira, AE de Alapraia

SP5
Aprender a distância ou presencialmente com a plataforma MILAGE (Geral)
Mauro Figueiredo, Universidade do Algarve
Ana Paula Natal, AE da Cidadela

SP6
A utilização dos recursos digitais Khan Academy na aprendizagem da matemática – 1.º e 2.º ciclos (1 e 2 CEB)
Teresa Fernandes, Fundação Altice

SP7
Cálculo Mental na adição e subtração de números inteiros (1 CEB)
Graciosa Veloso, Professora Aposentada
Pedro Almeida, ESE Lx

SP8
Mural Padlet: desafiar, fazer e comunicar matemática (1 e 2 CEB)
Lina Brunheira- ESE Lx
Marisa Gregório, AE Rainha Dona Leonor

SP9
Ambientes de Geometria Dinâmica no estudo da Simetria (1 e 2 CEB)
Helena Gomes, ESE de Viseu
Cátia Rodrigues, ES Viriato

SP10
Google Earth como ferramenta de observação, pesquisa e execução (2 CEB)
Fábio Ribeiro, Câmara Municipal de Mangualde
Didier Dias, Academi@ STEM Mangualde

SP11
Educação Financeira “Sonhamos e … Concretizamos” (Pré-escolar)
Lina Nascimento, Jardim de Infância da Vila do Bispo

SP12
A promoção da Comunicação Matemática por via de Problemas com mais do que uma solução (1 e 2 CEB)
Paulo Afonso e Dolores Alveirinho, ESE Castelo Branco
António Lopes, AE Amato Lusitano
José Filipe, AE Afonso de Paiva
Nuno Santos, Escola Tecnológica Profissional Albicastrense
Ricardo Portugal, Professor e Explicador de Matemática

16:30
16:45
Pausa
16:45


17:45
Conferência Plenária

Práticas Interdisciplinares em Matemática e Ciências nos Primeiros Anos (Geral)
Nelson Mestrinho e Bento Cavadas, ESE de Santarém
17:45
18:00
Encerramento

 

Plataformas de apoio ao Encontro: MOODLE e ZOOM

 

Este Encontro é certificado como ação de curta duração de 6 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio)

para os grupos 100, 110 e 230

Inscrições

Valor das inscrições

– Associados APM/APEI: 10€

– Professores de escola associada APM: 15€

– Estudantes de licenciatura ou mestrado profissionalizante (enviar obrigatoriamente comprovativo de matrícula no ano letivo 2020/21): 5€

– Estudantes de licenciatura ou mestrado profissionalizante associados APM/APEI (enviar obrigatoriamente comprovativo de matrícula no ano letivo 2020/21): Gratuito

– Não Associados: 20€

A INSCRIÇÃO INCLUI OFERTA DE UM VALE DE 10% DE DESCONTO EM COMPRAS NA LOJA APM.

Inscrições até 30 de outubro de 2020

EM CASO DE DESISTÊNCIA A PARTIR DAS 0H DO DIA 4 DE NOVEMBRO,  NÃO HAVERÁ LUGAR À DEVOLUÇÃO DO VALOR DA INSCRIÇÃO. 

Limite de participantes: 250

(caso seja atingido o limite máximo de 250 inscritos, as inscrições poderão encerrar antes de 30 de outubro)

Participe

Se pretende participar no encontro com uma Comunicação num dos simpósios, envie-nos a sua proposta.

Comunicações em simpósios (15 min)

As comunicações para os simpósios no Encontro “A Matemática nos primeiros anos” de 2020 são propostas e dinamizadas por participantes no encontro, fundamentalmente sobre temas e abordagens de ensino e materiais didáticos. As comunicações têm a duração de 15 minutos, reservando-se um momento de 15 minutos para discussão.

Submissão de Comunicações
Os participantes no encontro podem submeter propostas de comunicações. As propostas devem incluir um resumo em Português. A extensão dos resumos não deve ultrapassar os 1500 caracteres (incluindo espaços).  Os textos das propostas devem respeitar rigorosamente as normas de formatação que constam nos respetivos modelos disponibilizados e ser enviados para centroformacaoapm@gmail.com  até ao dia 19 de outubro de 2020

Informação adicional

  • Cada autor só pode submeter no máximo 2 comunicações com o seu nome;
  • Todos os autores que apresentam a comunicação têm de se inscrever no encontro;
  • Só será entregue certificado a quem apresentar a comunicação.

A comunicação de aceitação é realizada até 25 de outubro podendo ser solicitada previamente informação adicional se necessário